Kit educativo-pedagógico da UFLA auxilia na aprendizagem em tempos de pandemia

 

 

Se aulas e atividades educacionais remotas, impostas pela pandemia da Covid-19, são um desafio para os estudantes adultos, o que dizer do embaraço que elas representam para as crianças, suas famílias e professores? E quando falamos em crianças bem pequenas, na faixa dos 3 anos, qual é o tamanho da dificuldade?

Diante disso, as professoras do Grupo 3, do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA), Apolliane Xavier Moreira dos Santos e Franciane Sousa Ladeira Aires, dedicaram-se a pensar uma nova proposta de trabalho pedagógico para essa faixa de idade, com o objetivo de estimular as famílias a criarem um ambiente de brincadeiras e aprendizagens com materiais simples e acessíveis, no espaço da casa, no período de atividades remotas.

Elas organizaram um cronograma de atividades que inclui encontros virtuais com as crianças e famílias, tanto encontros individuais como de grupo, conjugados à entrega de kits educativo-pedagógicos detalhadamente pensados para estimular o desenvolvimento integral das crianças, considerando a mediação direta da família. A iniciativa já vem gerando bons resultados, com envolvimento significativo das crianças e avaliação positiva pelas famílias – e pode inspirar outros professores nesse momento especialmente desafiador para a Educação Infantil.

Os kits são compostos por materiais auxiliares, que as famílias precisarão para o desenvolvimento das atividades com as crianças, e todas as orientações para as atividades são organizadas em folhas tamanho A3. O diferencial já começa pela curiosidade que o kit desperta na criança, por ser em tamanho maior e incluir tintas, giz de cera, cola e outros materiais que chamam a atenção dos pequenos. Todas as atividades propostas são cuidadosamente explicadas aos pais e responsáveis, que conseguem saber exatamente como devem apresentar a atividade aos filhos e como lidar com a criança no momento do desenvolvimento. São orientados, inclusive, a primeiro estimular que a criança explore o kit e se interesse por ele.

As atividades vêm com QR Codes, pelos quais a família pode acessar vídeos e podcasts, alguns gravados pelas próprias professoras, que ajudam a ambientar o momento de aprendizagem. As experiências estimuladas pelo kit em nada se parecem com cartilhas ou atividades apostiladas, e vão bem além do colorido ou da aprendizagem de conceitos: a criança se interessa em ser protagonista, atraída pelas propostas de ir para a cozinha com a família fazer uma receita de massinha de modelar, ou construir um chocalho, ou um tambor, ou divertir-se ouvindo e criando rimas, apreciando músicas e histórias que fogem do repertório mais comum.

O empenho de tempo e esforço das professoras no desenvolvimento dos kits é facilmente percebido por quem analisa as atividades e observa o cuidado com que foram pensadas, interconectadas com cada objetivo de aprendizagem. “Nós fomos pensando, em detalhes, como faríamos se estivéssemos com as crianças presencialmente, e, dessa forma, fomos construindo os momentos para as vivências em família”, conta a professora Franciane. Desse modo, a frustração das dificuldades vivenciadas nas experiências de 2020 vão dando lugar ao alento de garantir que as crianças pequenas passem por esse período sem tantas perdas pedagógicas. A professora Apolliane conta que o retorno das famílias tem demonstrado que a busca por novos modos de fazer valeu a pena.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias