Tela Verônica é mostrada pela primeira vez na Igreja do Rosário

 

 

O IV Fórum do Patrimônio Cultural, organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura de Lavras (SELTC), teve início nesta terça-feira (18), teve com um dos pontos altos a apresentação da tela Verônica (foto). O evento serviu para lembrar o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado no dia 17 de agosto. Ele também integra a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2021.

Essa é a primeira vez que a pintura, atribuída a Joaquim Natividade, datada de 1805, foi mostrada pela primeira vez na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seu lugar de origem. A obra havia sido entregue por um funcionário do templo a David Laughin, estudante do Instituto Presbiteriano Gammon, na década de 1950.  O pianista, compositor e produtor musical, que hoje reside nos EUA, a entregou para o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), onde permaneceu por longo tempo.

A história foi revelada por David Laughin pela primeira vez nas redes sociais, sendo aprofundada pelo jornalista lavrense Pedro Coimbra no site Lavras 24 Horas. Graças ao trabalho do jornalista, do Conselho do Patrimônio Histórico de Lavras, do Ministério Público de Lavras, na pessoa do promotor Carlos Alberto Ribeiro Moreira, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a peça foi trazida novamente para Minas Gerais, em Ouro Preto.

Após passar por um complexo processo de restauro, a peça, de valor inestimável,  permanece hoje sob a guarda da Paróquia de Sant’Ana. O projeto é que a peça seja mantida na igreja do Rosário após a mesma passar por um processo de restauração.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias