Inverno em Minas começa com pouca chuva, clima seco e noites frias

 

 

inverno começou hoje, à 0h32, e a previsão é de poucas chuvas durante a estação, de clima seco, com madrugadas mais frias, e de elevação na temperatura durante o dia.  No primeiro dia da estação, o céu deve ficar parcialmente nublado a claro no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. As temperaturas podem ficar entre 6°C e 33°C.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes,  do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta estação a temperatura sofre uma grande variação, com madrugadas muito frias. “Serão dias mais quentes e o período da noite esfriando novamente.” Além disso, o inverno neste ano será de pequena possibilidade de chuvas, diminuição na porcentagem da umidade do ar, que, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, o inverno deste ano pode ser ainda mais seco do que os últimos. “A umidade do ar deve ficar em estado de alerta, no entorno de 20%. Portanto, os cuidados com a saúde precisam ser tomados.” O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade do ar varie entre 50% e 80%. Então, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
A menor temperatura de 2021, em Minas Gerais, foi 0,3°C registrada em 25 de maio em Monte Verde, no Sul do estado. Na capital, a menor temperatura até o momento foi 10°C, registrada em 14 de junho, na estação automática do Cercadinho. Considerando as outras estações existentes na capital, a menor temperatura na estação da Pampulha foi 11°C na mesma data. A estação do Santo Agostinho, que fica na Região Centro-Sul, marcou a mínima em 15 de junho: 12,6°C.

Fonte: Gabriela Leão Silva/ Portal Uai/ Estagiária sob supervisão do editor Roney Garcia

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias