Instituições lavrenses receberão vacinação contra a gripe nessa sexta-feira (29)

 

 

A Secretária Municipal de Saúde de Lavras vai vacinar contra o vírus da gripe H1N1, de forma prioritária, os usuários de entidades beneficentes da cidade nessa sexta-feira, dia 29. A campanha acontece um  dia antes da vacinação aberta a população, o chamado “ Dia D”, que ocorrerá no sábado, dia 30.

As doses também serão aplicadas nos usuários da Casa do Vovô, Lar Augusto Silva e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por preencherem aos critérios dos grupos de risco (veja abaixo).

O secretário José Mourão Lasmar informou a reportagem do Lavras 24 Horas  que o município espera receber um lote de 10 mil doses da vacina hoje (28). Essa é segunda fase da vacinação antecipada contra o vírus da gripe H1N1. Já forma aplicadas nove mil doses do medicamento no município.

No sábado (30), a campanha de vacinação, as doses serão aplicadas das 8h às 17h, nas salas de vacina do município: Posto Chacrinha; PSF1 Novo Horizonte; PSF2 Lavrinhas; PSF 3 Cohab; PSF 4 Serra Verde; PSF 5 Vale do Sol; PSF-6 Vila São Francisco; PSF 7 Jardim Floresta; PSF 9 São Vicente; PSF 10 Zona Rural; PSF 11 Paulo Henrique Celani; PSF 13 Cruzeiro do Sul; PSF 15 José Cicarelli e PSF 17 Dirceu de Castro Rezende. As doses também serão aplicadas nos usuários da Casa do Vovô, Lar Augusto Silva e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por preencherem aos critérios dos grupos de risco.

Se ainda houver vacinas, a campanha continuará a partir de segunda-feira (02/05), das 8h as 16h30, em todas as salas de vacinas. Durante a semana as unidades do programa de Saúde da Família (PSF’s) Cruzeiro do Sul – PSF -13, Dona Wanda – PSF – 17 e o Centro de Saúde da Chacrinha também estarão abertos em horário de almoço, das 11h às 13h.]

Grupos de risco

São considerados grupos de risco: gestantes; funcionários de saúde que trabalham diretamente com atendimento para influenza nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF’s), postos de saúde, Ambulatórios Médicos Especializados (AME’s), pronto-atendimentos e hospitais.

Também serão imunizadas as crianças de 6 meses e menores de 5 anos; mulheres até 45 dias pós-parto, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos – pessoas com asma, cardiopatas, diabéticos, portadores de HIV e pacientes renais. Para receber as doses os pacientes deverão apresentar o relatório médico, confirmando sua condição de risco ou comprovação de idade.

Casos de H1N1 em Lavras

Em relação a H1N1, até a presente data (26/04) a Vigilância em Saúde registrou 17 notificações em análise na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte. Destas, 2 óbitos estão em análise. A FUNED já enviou laudos com 4 resultados negativos e 5 positivos. Destes 5 positivos, há 1 óbito confirmado. Em resumo: são 17 casos em análise laboratorial e 09 casos com re

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias