Iluminação pública de Lavras começa a ganhar lâmpadas de LED

22/02/2019

 

 

O Governo de Lavras iniciou neste mês a troca de parte da iluminação pública de Lavras por lâmpadas de LED. Elas vão substituir as tradicionais lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio, trazendo economia e benefícios.

A troca será dividida em etapas e a primeira fase já foi concluída na Avenida Sylvio Menicucci (Perimetral) e na Avenida Francisco Salles. Essa primeira etapa contou com a substituição de 150 pontos de iluminação. Em seguida, serão atendidas a Av. Pedro Salles, Praça da Estação (Dr. José Esteves), Praça Augusto Silva, Praça Leonardo Venerando, além da entrada do bairro Fonte Verde. Ao todo o contrato prevê a troca de 1.400 pontos de iluminação no valor de R$ 1.4 milhão.

Em alguns pontos serão substituídas as lâmpadas de 800 watts por 210 watts LED, uma economia de 590 watts por ponto. As lâmpadas vão proporcionar economia em torno de 50% na conta da iluminação para a administração pública. Outro fator que pesou na decisão foi a garantia de 10 anos: se neste período uma lâmpada queimar ou perder a luminosidade, a empresa deve substituir imediatamente.

O LED também dará mais luminosidade ao ambiente em que for instalado e, diferente da iluminação das lâmpadas de vapor de sódio ou vapor de mercúrio, que no decorrer do tempo vai perdendo a luminosidade, a lâmpada de LED não tem perda. Na questão ambiental, as tradicionais lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio causam danos ao meio ambiente por possuírem metais pesados. A radiação dos metais pesados, utilizados nas iluminações tradicionais, não está presente na lâmpada de LED.

As vantagens da iluminação pública de LED em relação ao sistema antigo são inúmeras, mas algumas delas merecem destaque: redução da criminalidade devido ao ambiente mais claro, redução de atropelamentos no período noturno, alto índice de luzes em funcionamento, redução da poluição luminosa, redução de gastos, iluminação de qualidade em espaços urbanos, entre outros.

É o Governo Municipal trabalhando para levar com eficiência serviços de qualidade para a população de Lavras.

Você também pode gostar