Ijaci realiza 7° Semana do Bebê

20/05/2019

 

 

O Município de Ijaci, em parceria com o Instituto InterCement, realizará entre os dias 19 e 24 de maio a sua 7ª Semana do Bebê, movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeira infância – fase que contempla desde a gestação até os seis anos de idade

Com uma programação intensa, serão realizadas diversas atividades de promoção dos direitos das gestantes, orientação de cuidados na
gestação, informações sobre parto humanizado e atividades recreativas. Além disso, quatro espaços – uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), a APAE, a escola e a brinquedoteca municipal – estão sendo adequados para promover melhor acolhida às crianças, com ambiente lúdico e disponibilização de brinquedos.

“Anualmente, os municípios elaboram uma programação especial com o objetivo de disseminar informações sobre a Primeira Infância e esclarecer sobre a importância de investimentos nos primeiros anos de vida. Com a realização da Semana do Bebê esperamos contribuir para que as crianças tenham diretos além dos estabelecidos em lei, como crescer saudável, em segurança e em um ambiente familiar e comunitário acolhedor”, afirma Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement.

As atividades realizadas durante a Semana são definidas coletivamente, com base na leitura de indicadores sociais e a partir da vivência dos profissionais de diversas áreas que atuam nos serviços e equipamentos sociais de cada localidade. Toda a programação é construída e executada pelos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que reúnem representantes do poder público, sociedade civil e empresas, com apoio do Instituto InterCement. As atividades são sempre gratuitas e acontecem em diversos espaços dos municípios.

“Pesquisas científicas apontam que em nenhuma outra fase da vida as respostas aos estímulos de qualquer natureza são tão rápidas e intensas. O que acontece dos zero aos seis anos de idade tem impacto sobre toda a existência do indivíduo, o que justifica e torna necessário o investimento de recursos humanos e financeiros para garantir a atenção a esta faixa etária por parte de governos e da sociedade”, expõe Carla Duprat.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que foi incorporada às ações de investimento social privado do Instituto InterCement em 2013 e atualmente é realizada em 15 municípios no Brasil, além do Paraguai e Moçambique, onde a InterCement também tem unidades fabris.

Sobre o Instituto InterCement

O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”.www.institute.intercement.com

Sobre a InterCement

A InterCement é uma empresa brasileira com atuação global. Com sede em São Paulo, a companhia passa a contar com 35 fábricas de cimento e moagens distribuídas por seis países na África e América do Sul, incluindo a Loma Negra, a maior cimenteira da Argentina, onde possui controle acionário. Fundada em 1967, a empresa tem como missão “Crescer e desenvolver-se em conjunto com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, direcionados por inovação, sustentabilidade e excelência operacional” e promove desenvolvimento local nas comunidades em que se insere por meio da ampla atividade do Instituto InterCement.

Você também pode gostar