Ijaci promove festa à São Cristóvão, patrono dos motoristas

21/07/2021

 

 

A correria do dia a dia também se reflete no trânsito. Motos buzinando a todo tempo, carros nas longas filas de congestionamento e as pessoas cada vez mais estressadas. Em meio ao espaço caótico, muitos reforçam suas orações e não hesitam em pedir à São Cristóvão a proteção e a segurança.

Patrono dos motoristas e viajantes, o santo é encontrado, muitas vezes, em adesivos e medalhas no interior dos carros e caminhões. Na cidade de Ijaci a festa vai acontecer no próximo final de semana e vai contar com missas, tríduo preparatório, live musical e procissão motorizada. Veja:

De acordo com o Catolicismo, São Cristóvão era um homem forte e alto, às vezes descrito como um gigante, filho de um rei em Canaã. Devido a sua grande força, decidiu sair em uma jornada para servir a alguém ainda mais forte.

Em sua busca, São Cristóvão acabou servindo a um rei cruel e pagão, mas que temia Jesus Cristo. Convencido de que Jesus era o rei mais poderoso de todos, decide ser batizado na fé cristã e usar a força física para ajudar as pessoas na travessia de um rio perigoso.

Certo dia, entretanto, São Cristóvão transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que ele andava, como se o peso do mundo estivesse em seus ombros. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”.