Hospital Vaz Monteiro adquire aparelho de raio-x móvel

Publicado em 22/12/2021

O Hospital Vaz Monteiro adquiriu no mês de dezembro dois modernos equipamentos móveis de radiografias.

Os equipamentos radiográficos móveis têm como função facilitar a realização do exame em pacientes que não possam se deslocar até o Centro Radiológico por dificuldades físicas ou do quadro clínico. Devido sua leveza e compatibilidade, são utilizados principalmente para examinar pessoas acamadas ou com limitações de movimento.

O princípio da radiografia iniciou-se no século XIX, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen realizou a primeira radiografia de que se tem notícia, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1901.

Logo, os exames de “Raios X” se popularizaram e possibilitaram diagnosticar várias doenças precocemente, revolucionando vários tratamentos de patologias crônico-degenerativas, infectocontagiosas e de causas externas, como traumas que representavam os principais motivos de mortalidade até há algumas décadas.

Esses equipamentos, já instalados e funcionantes, possibilitarão o atendimento aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde internados no Hospital Vaz Monteiro com segurança e qualidade de imagem, facilitando os adequados diagnósticos e condutas médicas.

.

Veja também