Histórias de cuidadores de animais é tema de novo livro da fotógrafa Ana Regina Nogueira

A história e os ensinamentos de um grupo de voluntários que dedica a vida aos animais em uma comunidade devotada ao serviço altruísta são o tema do terceiro livro da fotógrafa e escritora lavrense Ana Regina Nogueira.

O livro Ensolarar Vidas (Irdin Editora) será lançado hoje, 1º julho, durante o 1º Encontro dos Protetores de Animais do Sul de Minas, no Auditório do Colégio Imaculado Coração de Maria, em São Lourenço.

Com 220 páginas e 130 fotos, O LIVRO relata casos comoventes e fascinantes, que evidenciam a sensibilidade, inteligência e personalidade de alguns dos “filhos” dos cuidadores. São histórias como a do mico Intin que, ao perceber-se livre dos maus-tratos, tapou os olhos e chorou longamente. Ou do quati Simão, ferido por cães de caça, que impressionava pela maturidade e boas maneiras – e, quando curado, saiu pelo telhado, não sem antes colocar a telha de volta no lugar.

A narrativa Ana Regina conduz o leitor por estradas entre montanhas do Sul de Minas até fazendas e sítios onde uma rede de voluntários, chamado Setor Reinos, praticam a vida grupal e fraterna, adotam a alimentação vegetariana estrita e convivem com a natureza sob os princípios da doação, unidade e reverência.

Livro busca incentivar e estimular tratamento de animais com respeito e amor.

O grupo começou a abrir as portas de fazendas e sítios de Carmo da Cachoeira e Soledade de Minas, Sul do Estado, para mais de 40 espécies de animais domésticos e silvestres vítimas de abandono, maus-tratos e acidentes. Com o apoio de uma rede de voluntários, também promove atendimentos em áreas urbanas e rurais, incluindo mutirões mensais de consultas, castrações e outras cirurgias. O trabalho já beneficiou, gratuitamente, milhares de mamíferos, aves e répteis da região.

A rede de amor é mantida por colaboradores abnegados e comprometidos, como os do Sítio da Estrela, em Soledade de Minas, que há 20 anos abriram os corações para receber dezenas de espécies de animais domésticos e silvestres, a maioria encaminhada pela Polícia Ambiental, ONGs e bombeiros da região. Voluntários ainda promovem os mutirões mensais de consultas, atendimentos e castrações da Casa Esperança, vinculada ao Setor Reinos, salvando e auxiliando gratuitamente centenas de cães e gatos de Carmo da Cachoeira e cidades do entorno.

Nesses refúgios, ensina-se a tratar os animais com o mesmo amor e respeito destinado aos irmãos humanos, e jamais os explorar para qualquer finalidade. Dessa forma, deixam-se os melhores frutos dos pomares para os passarinhos, enquanto aqueles necessários à alimentação humana são colhidos com gratidão e um pedido de licença aos vegetais.

Um dos animais tratados pelos voluntários: amor e entrega total a causa (Foto Ana Regina Nogueira)

Essa é a proposta umas das propostas pioneiras e inspiradoras da Fraternidade –  Federação Humanitária Internacional, entidade que vem fomentando a criação de movimentos humanitários e de defesa da natureza em diversos países.

Das páginas de Ensolarar Vidas também ecoam segredos e dores da Terra, revelados à autora em suas incursões pelos caminhos de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Ana Regina tem como tema de suas obras pessoas e grupos que, por meio do serviço ao próximo, buscam o Divino.

“O livro estabelece laços de profundo respeito e cooperação com todos os tipos de animais e plantas, águas e solos. Os servidores cultivam uma relação não utilitária com a natureza. Ao buscar o contato com a vida sagrada e oculta que pulsa em cada criatura, acessam realidades sutis que os tornam cada vez mais intuitivos às necessidades de seus tutelados”, enfatiza a autora.

Ana Regina afirmou que o livro será lançado em Lavras no próximo mês de novembro, quando da realização do Congresso de Veterinária do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias