História do time da Associação Olímpica de Lavras vira livro escrito por jornalista

Um dos mais prestigiados clubes da cidade, o Lavras Sport Clube, surgiu em um campinho de futebol “esburacado e empoeirado” por iniciativa de dois times formados por meninos amantes de uma boa pelada de rua. A trupe em peso: Solon, Ezelino, Geraldo, Marreta, Getúlio, Renaut, Jonas Soeiro, Selvatti e Juca Procópio. De um lado, os garotos da Rua Firmino Sales, de outro, a molecada do Campo do Cemitério. O ano era 1913.

Mas esse é apenas a ponta do novelo da história do time agora recosturada de forma inigualável pelas mãos do professor, jornalista e escritor lavrense Fernando Octávio de Avellar, autor do livro “Um Século em Azul, Vermelho e Branco”, cuja proposta é recontar a trajetória do clube que passou a usar o nome de Associação Olímpica de Lavras em 1937.

Edição do livro que foi publicado com recursos próprios do autor.
Edição do livro que foi publicado com recursos próprios do autor.

Um trabalho jornalístico de fôlego que demorou três anos para ser concluído. Fernando revela que mergulhou em arquivos públicos e privados, onde pode fazer um levantamento minucioso de datas, imagens fotográficas e histórias.

Mais do que um mero registro historiográfico, o livro mostra como o futebol acabou por se mesclar aos acontecimentos da cidade. Dessa maneira, ele serve como uma narrativa memorialística impecável, onde o autor, testemunha ocular dos fatos, revive personagens que ajudaram direta ou indiretamente a manter viva a memória do time tricolor.

Lançado em janeiro, o livro foi custeado com recursos próprios do jornalista. O volume pode ser encontrado para compra na banca de jornal ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Banca do Lico.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias