Ginásio da Ufla vira cidade dos super-heróis no Cosplay Lavras 2015

SAM_0130
Fã vestida de Princesa leia, personagem de Star Wars

 

Não foi uma festa estranha com gente esquisita. Pelo contrário, a terceira edição do Cosplay Lavras 2015 foi um sucesso. O evento realizado no Ginásio da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no sábado (22) reuniu tribos das mais variadas, mas com uma mesma paixão: os super-heróis.

Personagens japoneses dominaram o pedaço
Personagens japoneses dominaram o pedaço

A reportagem do Lavras 24 Horas passou algumas horas no local para tentar descobrir  qual o segredo  que leva dezenas de crianças, adolescentes e jovens a se transfigurarem literalmente em personagens de séries japonesas e americanas. Uma cultura pop, urbana e colorida.

Participante vestido de Watchmen
Participante vestido de Watchmen

Prova disso é o mercado de produtos ligados ao tema. Os estandes montados no ginásio por empresas ligadas ao setor ficaram pequenas para tantos consumidores. Bonés, chaveiros, camisetas, miniaturas, livros, mangás japoneses, gibis, entre outros produtos, davam a dimensão do interesse pelo tema.

3 (2)

A edição deste ano contou com um espaço de temática medieval e oficinas culturais e feira de livros, concursos de cosplay, vídeo game, arco e flecha e show de talentos e bandas.  Uma feira de livros usados e espaços para a venda de salgados e refrigerantes ajudou a dar um clima familiar ao evento. Era possível encontrar pais e filhos dividindo  o mesmo espaço.

Jovem vestida de Valente, personagem da Disney
Jovem vestida de Valente, personagem da Disney

Olhares

Vestida como a personagem Verona do jogo de animação japonesa One Piece, a lavrense Ana Luiza de Carvalho Neto comemorou pelo fato de  estar pela segunda vez no evento. “É muito bacana porque a cidade estava precisando disso”. Ela contou que o tema é compartilhado por amigos de sua escola e que se sente atraída por desenhos que contem luta marcial.

Verona da série japonesa de jogos One Piece
Verona da série japonesa de jogos One Piece

Patrick Costa Abreu também era um dos apaixonados pelo jogo One Piece. Sai de casa a caráter, vestido como o personagem Trafalgar Law. Ele afirmou que a cada ano há personagens novos que viram febre entre os fãs, enquanto outros são clássicos mantidos a cada encontro pela turma.

Patrick disse que consome os jogos pela Internert, onde os amigos costumam compartilhar o jogo, mas que há carência de informações no país e espaço para divulgação do tema.

20150321_133247 - Cópia

Mas o evento reuniu fãs de outras tendências, como a adolescente Cristiane Jesus Borges Batista, vestida dos pés a cabeça como uma boneca. Essa tendência de moda nasceu no Japão, mas ganhou fãs no Brasil.

20150321_134847 - Cópia
Pessoas caractrizadas de zumbis também marcaram presença no evento

O visual abusa da maquiagem, pede perucas coloridas e unhas diferentes. “Minha mãe não liga para o meu visual. Ela fala que isso é da idade e que logo passa”. Cristiane contou que seu look ajuda a sair um pouco da rotina do dia-a-dia. Ela mantém até um videoblog na Internet com dicas sobre o universo da moda japonesa.

20150321_133304 - Cópia

Direto de uma galáxia distante, a jovem Sara Caetano Oliveira, desembarcou no Cosplay Lavras 2015 vestida como Princesa Leia, a personagem criada pelo diretor George Lucas na primeira trilogia de Star Wars na década de 70. Um clássico do cinema americano.

Público lotou Ginásio da Ufla
Público lotou Ginásio da Ufla

“Eu descobri a série através da minha mãe. Foi paixão a primeira vista. Eu acho que ela é um personagem bem forte, que apesar de tudo que aconteceu com sua família, ela continua a lutar pelos seus sonhos”, disse Sara.

20150321_133534 - Cópia

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias