Frente Brasil Popular realiza mobilizações em Lavras  

 

Em uma reunião realizada na noite desta quarta-feira, dia 13, foi instalada em Lavras, quinta maior cidade do Sul de Minas Gerais, a Frente Brasil Popular.

A iniciativa é uma ampla articulação de esquerda, de âmbito nacional, e que abrange diversos movimentos sociais, sindicatos, associações, organizações partidárias, religiosas, entidades estudantis e outras entidades.

Neste momento, suas atividades junto à população da cidade de Lavras consistem na defesa da democracia e contra qualquer processo de ruptura.

Desde esta quarta-feira, militantes da Frente Brasil Popular de Lavras estão distribuindo exemplares do Jornal ‘Brasil de Fato’, que esclarece sobre o processo de impeachment aberto contra a presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, o que para o movimento caracteriza-se como um verdadeiro golpe contra a democracia no País.

Nesta quinta-feira, dia 14, os membros da Frente fizeram a distribuição do ‘Brasil de Fato’ no bairro Vale do Sol.

Já na sexta-feira, 15, à noite, militantes seguem em uma caravana para participar da “Vigília Pela Democracia”. O ato acontece desde o início desta semana, em Brasília, no Distrito Federal e vai até o próximo domingo, dia 17, data prevista para apreciação do pedido de impeachment pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

No sábado, dia 16, é a vez do bairro COHAB e adjacências receberem a visita do movimento. A concentração dos militantes ocorrerá a partir das 09h, na Praça da Estação, localizada na Zona Norte da cidade.

Também foi redigido um manifesto aberto, dirigido à população de Lavras, expressando o posicionamento da Frente.

Além da luta contra o processo de impedimento da presidente da República, a Frente Brasil Popular pretende manter uma agenda permanente em Lavras e na região, para debater também as conjunturas locais.

A Frente

Com 2,5 mil delegados vindos de 21 estados e do Distrito Federal, no dia 5 de setembro do ano passado, foi lançada em Belo Horizonte, uma nova coalização, agrupando movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e personalidades.

Batizada de Frente Brasil Popular, a iniciativa representa, acima de tudo, uma via da esquerda brasileira em responder, de forma unitária, à ofensiva conservadora em curso no País.

Porém, a Frente não se define como uma aliança de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff, ainda que um de seus compromissos centrais seja a defesa da legalidade democrática e do mandato constitucional sacramentado pelas urnas.

Outra frente de trabalho, associada à salvaguarda da democracia, é o combate à política econômica adotada pelo governo depois da reeleição, centralizada no ajuste fiscal.

A Frente Brasil Popular não tem propósitos eleitorais e se apresenta como instrumento de mobilização popular e programática, aberta a todas as correntes democráticas e de esquerda.

Compõem a Frente Brasil Popular:  Ainda MG, ATRAF, Barão de Itararé, ABGLT, Abrasco, Adere, A Marighella, ANA, Associação de Advogados da União Pela Democracia, ANPG, CBJP, CEBES, CEBRAPAZ, CMP, CONAM, CONAQ, CONEN, Consulta Popular, CONTAG, CPT, CTB, CUT, ESTOPIM, FETRAF BRASIL, Fora do Eixo, FNDC, Fórum Político Interreligioso, FEAB, Federação dos Metalúrgicos do RS, Fórum 21, FUP, Grupo ACONTECE-Arte e Política LGBT, INESC, Igrejas, INMA, Juventude Revolução, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Mídia Ninja, MCP, MTD, MLT, MMC, MAB, MPA, MST, MOTU, MAM, MNLCN, Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, Movimento das Pescadoras e Pescadores do Brasil, Movimento Fé Brasil, Nação Hip Hop Brasil, Pastorais Sociais, Rede de Médicas/os Populares, RENAP, Sindsesp SP, Sindieletro MG, SENGE-Rio, SindUte MG, UBES, UBM, UNEGRO, UNE, UNMP, Via Campesina e ainda, parlamentares e dirigentes de diversos partidos e correntes partidárias.

Também participam diversos intelectuais e jornalistas que atuam em diferentes espaços da mídia popular.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias