Ícone do site Lavras24horas

Fotógrafo é demitido de jornal após registrar gesto obsceno de Ministro do STF

O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, foi demitido pelo jornal O Estado de S.Paulo em 6 de agosto de 2025, dias após capturar uma imagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fazendo um gesto obsceno a torcedores durante o clássico Corinthians x Palmeiras, em 30 de julho, na NeoQuímica Arena, São Paulo. A foto, que viralizou nas redes, foi tirada na primeira aparição pública de Moraes após sanções dos EUA com base na Lei Magnitsky.

Alex Silva, com 23 anos de casa e especializado em esportes, relatou que o jornal não justificou claramente a demissão, mencionando apenas “mudanças administrativas”. Ele criticou o Estadão por dar pouco destaque à imagem, que não esteve na capa e teve espaço reduzido online. Segundo Silva, ele foi orientado a registrar Moraes, torcedor corintiano, no estádio.

O Estadão negou que a demissão tenha relação com a foto, afirmando que o desligamento já estava planejado por cortes na editoria de Fotografia. O jornal destacou que a imagem foi publicada como destaque na homepage, na edição impressa e em matérias, por seu “relevante valor jornalístico”.

A demissão gerou polêmica, com especulações de censura no X, embora o jornal reitere motivos administrativos.

Fonte: O Estado de S.Paulo e relatos no X.

Sair da versão mobile