Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil realiza encontro virtual

10/06/2021

 

 

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) foi criado via projeto de extensão pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras em 1999, pela professora Cláudia Ribeiro. Tem caráter informativo e propositivo e deve garantir o amplo e permanente debate democrático de ideias. O FSMEI é um espaço suprapartidário articulado por diversos órgãos, instituições, entidades e aberto à sociedade civil e ao debate público e democrático comprometido com a expansão e melhoria da Educação Infantil.

Inspirado pela música de Ivan Lins, ‘Cantoria’ que em um trecho diz:

“Somos a arueira, madeira dura de se cortar, mesmo depois de morta, ela brota só pra desafiar. Somos a correnteza que começa num gotejar, mesmo que se represe, ela segue e vai transbordar o mar.”

Sendo assim, o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil não parou de gotejar durante o ano de 2020 e muito menos de girar seu Catavento, provocando, além de uma grande correnteza, brisa e ventos que acalentaram profissionais da Educação Infantil e provocaram tempestades de ação, reação e atitudes em favor das crianças, suas famílias e da Educação Infantil.

Realizamos em 2020 o Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil composto por seis Fóruns Regionais – Zona da Mata, Região Metropolitana, Sul de Minas, Alto Jequitinhonha, Belo Horizonte. Foram sete encontros virtuais abordando vários temas pertinentes à Educação Infantil, passando pela convivência familiar, crianças e Educação Infantil nos tempos da pandemia que estamos vivendo e vivenciando, dentre tantos outros.

Em 2021, o Comitê Gestor criou um canal no YouTube e, através deste canal, realizamos os encontros do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que retornaram em modo virtual. O 150º encontro aconteceu no dia 27 de Maio em uma conversa com profissionais da Educação Infantil de todo Brasil onde ‘Girando o Catavento: novos rumos nas resistências e no fortalecimento da Educação Infantil no Sul de Minas Gerais’ foi o tema que provocou várias questões e inquietações. A professora e Coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, Cláudia Ribeiro, a professora integrante do Comitê Gestor do FSMEI, Ila Maria Silva de S. M. de Freitas e a professora do Departamento de Educação da Ufla, Carolina Alvarenga foram mediadoras desse encontro.

Com a força dos giros do Catavento que provoca desafios ao lidar com tempestades como a que estamos vivendo atualmente e que coloca profissionais da Educação, crianças e famílias numa constante interação. Foram 35 municípios, não só de Minas Gerais, atingidos pelos sopros e ventos da Educação Infantil, se fortalecendo como é forte nosso ‘gotejar’: Três Pontas, Guaxupé, São João Del Rey, Itamogi, Nepomuceno, Lavras, Alfenas, Paraguaçu, Campanha, Ribeirão Vermelho, Arcos, Formiga, São João da Mata, Três Corações, Juruaia, Campo Belo, Candeias, Fama, Vespasiano, Aguanil, São Pedro da União, Carmo da Cachoeira, Ilicinea, Carrancas, Santo Antônio do Amparo, Cabeceira Grande, São Francisco de Paula, Bom Sucesso, Machado, Ibaté, Poços de Caldas, Perdões, Sacramento, Santo Agostinho, Itapira.

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil estará reunido neste mês de junho para mais um encontro que acontecerá via YouTube no canal do Fórum e o município de Três Pontas, através da Secretaria de Educação e Unis serão as mediadoras desse encontro. No mês de Agosto a condução será do município de Nepomuceno.

Seguimos pois “Assim como o nosso coração, o Catavento se move fazendo a vida girar”.