Formatura de agentes mirins mobiliza grande público na SELT

Publicado em 06/07/2015

4

A formatura de 240 agentes de trânsito mirins nesta quinta-feira (2/07) no ginásio da SELT mobilizou um grande público. As famílias das crianças e jovens lotaram o local, numa cerimônia bonita, que contou com o envolvimento e a participação de todos. Os agentes frequentam o 4º ano do Ensino Fundamental das quatro escolas municipais que participaram do projeto Rumo Certo neste semestre – das escolas municipais Doutora Dâmina; Paulo Menicucci; Francisco Sales e Itália Cautieiro Franco (CAIC).

O projeto Rumo Certo realiza aulas lúdicas, dinâmicas e participativas de educação para o trânsito uma vez por semana, a cada quinze dias, durante o período escolar. O objetivo é educar e conscientizar os estudantes para que se tornem multiplicadores de educação para o trânsito, como fiscalizadores de pais, amigos e familiares. As aulas são ministradas pela equipe do Programa de Educação para o Trânsito (EDUCAT), da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.

Durante a cerimônia também aconteceu a entrega das chaves das novos duas novas motocicletas adquiridas pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito (marca Honda modelo MXR 150 bros 2014 0Km). Elas serão utilizadas exclusivamente pelos agentes de trânsito e irão contribuir em suas atividades diárias, tais como patrulhamento, apoio nas saídas de escolas, especialmente na periferia e nas localidades próximas a vias de trânsito intenso, além de fazer batedor, como é chamado o apoio dos agentes em eventos que se desloquem em vias rápidas.

Em seus pronunciamentos, todas as autoridades presentes destacaram a importância do papel de multiplicadores exercido por estes jovens no processo educativo por um trânsito cada vez mais seguro para todos.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Gilson José Fonseca Pereira, agradeceu ao empenho de todos, e disse que todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Trânsito busca melhorar a qualidade de vida da população. A secretária de Educação, Amaryllis Pádua, lembrou que a educação é parte fundamental da formação dos nossos jovens para o futuro, não só em sala de aula, mas também nas noções do dia-a-dia, que envolvem cidadania.

Em sua fala, o prefeito Silas Costa Pereira demonstrou sua satisfação por estar presente à formatura de tantos jovens, e agradeceu ao trabalho conjunto desenvolvido pelas secretarias neste processo. “Isso mostra a integração da nossa equipe, e que a soma dos esforços é sempre produtiva”.

A coordenadora do EDUCAT, Daniele Cruz, chamou a atenção de todos para a importância do uso do cinto de segurança nos veículos, citando inclusive a morte recente do cantor Cristiano Araújo na estrada, pela falta do acessório no momento do acidente.

A programação contou com entrega da Carteira de Habilitação Mirim para os formandos e várias apresentações culturais: grupo de teatro “Os Caipiras”, de Pouso Alegre; banda Euterpe Operária e Oficina de Música do maestro Francisco de Assis. Também foram distribuídos pipoca e algodão doce para os formandos e todos os convidados.

 

Veja também