Filme “O Começo da Vida” será exibido na Ufla no próximo dia 23

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética.

O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.

O filme ‘O Começo da Vida’ convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

O filme que estreou nos cinemas e em exibições públicas gratuitas pelo Videocamp desde o dia 5 de maio, será exibido na Universidade Federal de Lavras no próximo dia 23, a partir das 19h, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG).

Dirigido por Estela Renner, com produção de Maria Farinha Filmes, ‘O Começo da Vida’ é um filme que percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa.

“Queremos criar um movimento em prol da Primeira Infância (período que vai da gestação aos seis anos), pois a Ciência nos traz evidências de que o pleno desenvolvimento no começo da vida é essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, diz Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), instituição que junto com a Fundação Bernard Van Leer, o Instituto Alana e a UNICEF encamparam a produção da obra.

O longa metragem retrata a “Primeira Infância” (período que vai da gestação aos seis anos) e que é considerada uma janela de oportunidade que, se bem cuidada, contribui para o pleno desenvolvimento do indivíduo e gera impactos positivos para toda a vida.

A estratégia de distribuição do filme combina distribuição tradicional com campanhas de ação social para mobilizar cidadãos, organizações, empresas, instituições e governos na reflexão e entregar a mensagem amplamente.

O filme, rodado em 8 países (Brasil, EUA, Canadá, Itália, China, Argentina, Índia e Quênia) retrata famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconômicas revelando aquilo que nos torna diferentes e o que é essencial para todos.

Para isso, a diretora visitou estes diversos países para tentar entender e mostrar a distância entre o que a Ciência tem falado sobre o desenvolvimento das crianças e os contextos e situações vividos pelas famílias. Será que teoria e prática estão próximas?

O longa-metragem é dublado e legendado em inglês, português, espanhol, francês, alemão e chinês.

Roteiro e direção

Estela Renner é cineasta, diretora, roteirista e sócia da produtora Maria Farinha Filmes. Dirigiu, produziu e roteirizou filmes e documentários impactantes como “Criança, A Alma do Negócio”, que questiona os efeitos da publicidade dirigida às crianças, “Muito Além do Peso”, sobre a epidemia de obesidade infantil no Brasil e no mundo, e “Tarja Branca”, que fala sobre a importância do espírito lúdico em nossa vida.

“Nossos bebês são lindas sementes e é nosso papel, enquanto sociedade, preparar o solo e tornar a terra fértil para ver brotar e florescer todo o seu potencial”, destaca a cineasta e roteirista.

Fonte: O Corvo Veloz

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias