Filha de lavrense vai carregar a Tocha Olímpica em São João del Rei

 

A campeão mundial e esportista Denise Porto Mattioli, 64 anos, vai carregar a Tocha Olímpica neste domingo (15) em São João del Rei, primeira cidade do Campo das Vertentes a receber a chama que está passando por Minas Gerais.

Denise é filha do lavrense Euclides Mattioli (já falecido) e será um dos do percurso na cidade. Ele será responsável por carregar a Tocha Olímpica por cerca de 500 metros. O percurso começará na rua Getúlio Vargas, no centro da cidade histórica. Euclides Mattioli foi um dos destaques do atletismo lavrense fazendo parte da primeira turma do curso de Agronomia da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL).

A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei Denise Mattioli conquistou a medalha de prata no Sul-Americano do Paraguai em 1975, a medalha de ouro na categoria juvenil no Sul-Americano de 1976 e medalha de prata na categoria adulta no Sul-Americano de 1977 no Peru. Também pela seleção principal foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979 em Porto Rico e defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1980.

Ela disse que recebeu com emoção ó convite para carregar a Tocha Olímpica. “É algo indescritível. Tenho orgulho de poder estar representando Lavras, a cidade de meu pai, nesse momento tão importante para o esporte Brasileiro”, disse à reportagem da Tribuna de Lavras.

Denise Porto Mattioli foi também a primeira goleira a vestir a camisa da Seleção Brasileira de Futebol Feminino em 1998, e compôs a Seleção Brasileira de Tiro Esportivo conquistando a medalha de prata no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo de 2002 realizado na Finlândia, tornando a única atleta brasileira a competir pela seleção brasileira em três modalidades diferentes.

Atualmente é competidora tanto no voleibol indoor, quanto no vôlei de praia, ambas modalidades na Categoria Máster 50+. Foi nomeada em 2010 subsecretária de Esporte e Lazer da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, sendo a primeira mulher a administrar o Estádio do Maracanã. Denise Mattioli fez parte da equipe que preparou o dossiê para a candidatura das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias