Fiéis se reúniram em Lavras para celebração da Festa de Reis

09/01/2019

Foi ao som dos folieiros que centenas de fiéis percorreram as ruas da cidade de Lavras em comemoração ao Dia de Santos Reis, celebrado no último domingo, 06. A comunidade, pertencente à Paróquia Nossa senhora Aparecida, contou com missa, presidida pelo vigário paroquial, padre Samuel Detomi, e procissão.

O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis” tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar.

No Evangelho, Mateus relata que magos vindos do Oriente procuravam o rei dos judeus, cujo nascimento fora anunciado a eles por uma estrela. Eles vêm de diferentes caminhos e anseiam pela criança divina. Representam o ser humano de diferentes raças e culturas, de diversas religiões e costumes e pretendem descobrir o mistério da vida. Eles não são mágicos, mas sábios que seguem as indicações das estrelas.

Eles são marcados pelos presentes ofertados ao menino: ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Os presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Você também pode gostar