Familiares agradecem policiais militares que salvaram homem engasgado

A Polícia Militar atua em meio a sociedade com a finalidade de promover segurança pública e devolver o estado de normalidade diante da ruptura de uma lei.
Com o tempo, o exercício da atividade policial acaba sendo internalizado pelo cidadão que vê o agente como aquele que detém a capacidade de auxílio, diante dos mais variados problemas.
Prova disso foi o fato ocorrido na tarde do último domingo (9), em Lavras, quando os militares receberam um chamado desesperado de uma jovem que pedia por ajuda. Ela contou que seu tio de 56 anos, estava comendo um pedaço de carne em casa e após se engasgar, havia desmaiado.
A urgência da ligação não permitia que o atendente redirecionasse a ligação para o SAMU, pelo que de imediato uma viatura foi acionada até o local, onde os militares encontraram o homem já praticamente sem pulsação.
Ele já estava naquela situação a aproximadamente 5 minutos, sendo que de imediato os militares iniciaram uma manobra de desengasgo, fazendo com que o homem vomitasse.
Ainda assim, como o mesmo não apresentava sinais de pulsação, os militares passaram a fazer o procedimento de massagem cardíaca, o conduzindo com máxima urgência até a UPA.
Enquanto a viatura deslocava, outra equipe policial se preocupou em adiantar o contato com os funcionários do pronto atendimento, os quais ficaram preparados para a chegada do homem desfalecido.
Tão logo deu entrada, o homem foi encaminhado para a emergência, onde foi atendido pela equipe médica que, após os incansáveis procedimentos de urgência, conseguiu estabilizar os sinais vitais do assistido.
“É mais fácil defender vidas de inimigos visíveis. Estamos felizes por sermos úteis e termos o treinamento necessário.” Informou um dos policiais que atuou no salvamento.
Na manhã de quinta-feira (14) a equipe retornou à residência para obter notícias, ocasião em que a solicitante agradeceu o empenho dos militares e informou que seu tio segue internado, em processo de recuperação.
O desfecho positivo da ocorrência foi possível devido ao preparo da equipe policial que recebe treinamentos regulares da atividade de Pronto Socorrismo. Contudo, é importante destacar que as ocorrências de urgência e emergência médica devem ser repassadas para o SAMU através do telefone 192.
Fonte: ACO/8ºBPM

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias