Estudantes de Lavras São Premiados em Concurso de Desenhos sobre Igualdade Racial

O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR) promoveu um concurso de desenhos entre as escolas públicas locais, visando a seleção da ilustração da capa do livro “Estatuto da Promoção da Igualdade Racial de Lavras”.

 

Com o tema “Um desejo infinito de vencer: o protagonismo negro pós-abolição” (DOMINGUES, Petrônio. 2011), a iniciativa foi liderada por Andresa Helena de Lima, presidente do CMPIR e professora, que ressaltou a relevância de pensar no protagonismo negro para além da abolição. Ela destacou: “Conquistamos a liberdade com a abolição, mas liberdade sem direitos não é liberdade. Continuamos lutando pelo direito à vida, saúde e educação”.

 

O concurso envolveu duas categorias, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e do 9º ano ao 3º ano do ensino médio, resultando em mais de 60 desenhos inscritos. Quatro estudantes foram premiados por suas criações, que serão destacadas na capa do livro do estatuto.

Camille (Foto: Prefeitura Municipal de Lavras)

Na categoria do Ensino Fundamental, Camille Mendonça da Silva, da E.E. Cinira Carvalho, conquistou o primeiro lugar, seguida por Nellyson Antônio Salatiel, da E.E. Cristiano de Souza, em segundo.

Nellyson (Foto: Prefeitura Municipal de Lavras)

No Ensino Médio, Leticia Carvalho Pereira, da E.E. Cinira Carvalho, obteve o primeiro lugar, enquanto Wallace Reis Dilciney de Souza, da E.E. Cristiano de Souza, ficou em segundo.

Leticia (Foto: Prefeitura Municipal de Lavras)

Camille da Silva encontrou inspiração em figuras contemporâneas notáveis que são negras, enquanto Nellyson Salatiel expressou seu desenho como uma representação de pessoas fortes que não temem ser autênticas, focadas na vitória e indiferentes às opiniões alheias.

Leticia Pereira, ao pesquisar fotos na internet de pessoas negras formadas na faculdade, destacou a beleza de ver pessoas negras com diplomas. A entrega dos prêmios foi marcada pela presença de membros do conselho, representantes da Secretaria de Educação, professoras das escolas e familiares. Andresa de Lima expressou grande satisfação com o concurso, destacando seu papel no estímulo à arte nas escolas e na promoção do conhecimento sobre a história e cultura do país.

Confira alguns desenhos

Foto: Prefeitura Municipal de Lavras
Foto: Prefeitura Municipal de Lavras
  • Foto: Prefeitura Municipal de Lavras
    Foto: Prefeitura Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias