Minas Gerais vai incentivar a internacionalização de sua universidades

Decreto do governador Fernando Pimentel, publicado nesta terça-feira (26/4), no Diário Oficial do Estado, instituiu o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies). Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Numies terá como finalidade formular políticas públicas e parcerias para a internacionalização das Instituições Públicas de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ipecti) sediadas no estado.

Por meio do Numies Minas Gerais poderá articular a negociação de acordos de cooperação técnica e financeira, estabelecer parcerias internacionais, aprimorar o ensino técnico, profissionalizante, tecnológico e superior, bem como estabelecer o intercâmbio de informações com organismos internacionais, governos estrangeiros e centros de pesquisa, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no exterior.

“Vale ressaltar que, antes mesmo da publicação do decreto, o Numies já está em operação e com resultados concretos. Exemplo disso é a parceria entre Minas Gerias e Holanda que, em junho, irá lançar um edital conjunto com a Fapemig e SIA (Taskforce for Applied Research) para seleção de pesquisas em recursos hídricos no valor de 250 mil euros”, enfatiza o subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Márcio Rosa Portes.

De acordo com a chefe de Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais da Sectes, Aline Burni, a iniciativa é estratégica para Minas Gerais dar mais uma passo rumo à internacionalização das universidades. “Não vamos ser vistos mais como instituições unitárias, mas sim como um grupo coeso formado por universidades com excelência em diferentes áreas. Isso nos dá bastante força e nos tornaremos atrativos perante o cenário internacional”, esclarece.

O Numies foi inspirado nas redes de universidades existentes em outros países que impulsionam o compartilhamento de conhecimento e a internacionalização. Em Minas Gerais, atualmente, poucas instituições de ensino superior estão em um processo avançado de internacionalização. “Vamos levar oportunidades de internalização para as universidades que estão menos inseridas no processo”, explica Aline.

A ideia é que o Numies fomente a regionalização das ações de internacionalização, com forte atuação nas universidades do interior mineiro, a exemplo daUniversidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que recentemente passou por um intenso processo de expansão e interiorização. “Vai trazer benefício coletivo, bem distribuído para todo o estado. Vai facilitar a negociação e a interlocução”, destaca Aline.

Como próximo passo será formado o comitê executivo, que vai elaborar o regimento interno e coordenar as ações do núcleo no âmbito da administração pública. Integram o comitê representantes indicados pela Sectes, Secretaria de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), Secretaria-Geral da Governadoria, por intermédio da Assessoria de Relações Internacionais, Fapemig, Uemg e Unimontes.

Fonte: Agência Minas

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias