Escritora lavrense Clara Bassi incentiva adoção de cães

Publicado em 02/08/2022
Quando pensamos em adoção, muito se fala sobre as vantagens de ter um cachorro para o pet e para a causa animal. Ao fazer isso, você ajuda a diminuir o número de animais abandonados e proporciona mais qualidade de vida e longevidade para o cãozinho adotado.

Já em se tratando dos benefícios de ter um cachorro para os humanos, o companheirismo deles é um dos argumentos mais lembrados. Mas existem ainda inúmeras outras vantagens de ter um cachorro em casa.  E o legal é que muitas delas têm sido comprovadas inclusive pela ciência!

Abaixo, confira quais os benefícios de se ter um cachorro e sete vantagens de ter um companheiro para nossa saúde e bem-estar.

1. Tutores de cachorros são menos sedentários

A posse responsável de um cachorro envolve proporcionar a ele atividades essenciais, como passeios e brincadeiras. Tais atividades são importantes não só para o gasto de energia, que auxilia na manutenção do peso, como também para o bem-estar psicológico. Afinal, durante o passeio, o cão tem vários de seus sentidos e instintos estimulados.

Na correria da semana, há quem prefira terceirizar e contratar um profissional para fazer os passeios. Porém, ao se programar para andar com o pet de acordo com os seus horários, a vantagem é que você também fará mais atividades físicas. Isso, por sua vez, contribui para queimar calorias e reduz a incidência de doenças como a diabetes.

2. Cachorros ajudam a reduzir a pressão arterial

Falando em doenças, diversos estudos apontam que ter um cachorro em casa faz bem para a pressão arterial. Conforme publicado pela Harvard Health Publishing, da Harvard Medical School, estudos comparativos mostraram que quem convive com cachorro também costuma ter índices mais baixos de triglicérides e de colesterol.

Embora os motivos para isso ainda não estejam claros para os cientistas, muitos acreditam que, além de estimular a atividade física, os benefícios de ter um cachorro passam pela melhora na maneira com que seres humanos lidam com o estresse. Uma grande vantagem, não é?

3. Eles diminuem a incidência de depressão em idosos

Quem tem um cachorro sabe a alegria que eles agregam ao nosso dia a dia. No entanto, ainda não foram encontrados indícios de que ter um cachorro ajuda na depressão ou diminui a ocorrência da doença quando falamos do público geral.

Já em se tratando de idosos e também de homens com diagnóstico de AIDS, estudos apontam que eles melhoram a qualidade de vida dos tutores e diminuem, sim, a chance de apresentarem a condição. No caso dos idosos, contudo, é preciso cuidado, já que os cachorros também estão associados a um aumento no risco de quedas.

4. Conviver com cachorro desde cedo melhora o sistema imunológico

No passado, acreditava-se ser perigoso permitir que crianças pequenas ou bebês convivessem com cachorros. Estudos mais recentes, no entanto, descobriram que isso não apenas é um mito como a convivência precoce com um cão pode ter efeito contrário: ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui a ocorrência de alergias.

Para os cientistas, é justamente o contato precoce com micro-organismos que ajuda o organismo da criança a lidar com esses agentes. Lembrando, claro, que é importante seguir alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos após brincar com o cachorro.

5. Cães ensinam lições valiosas para as crianças

Ainda a respeito das crianças, aquelas que convivem com cachorros tendem a ser mais solidárias e menos egoístas. Isso ocorre porque o convívio com esses cães companheiros leva a criança a respeitar as necessidades de outros seres vivos.

Por exemplo, elas precisam reconhecer e entender quando o cachorro está com sono ou quando quer brincar. Além disso, cães demonstram amor e gratidão incondicionais. Tudo isso contribui para a formação das crianças.

6. Eles melhoram nossa vida social

Uma pesquisa feita no Reino Unido revelou que 40% dos tutores de cachorro dizem fazer amigos com mais facilidade por causa do pet. Ainda mais entre os mais velhos, é comum que eles aproveitem o momento do passeio para conhecer e conversar com outras pessoas. Até porque quem tem cachorro sabe que eles atraem muita gente!

A troca de informações entre tutores é outro fator que contribui para uma vida social mais agitada. Muitos tutores se sentem mais à vontade e são mais abertos quando o assunto é o pet.

7. Cachorros são garantia de boas risadas

Você já deve ter visto muitos vídeos engraçados de cachorros. Pois saiba que eles não são casos isolados! Por conta das atitudes inusitadas do pet, a convivência com os cães é cheia de momentos divertidos. Isso, mesmo quando eles aprontam!

Portanto, ao adotar um cachorro, esteja preparado para se divertir muito com ele. Já que rir é o melhor remédio, essa é mais uma das vantagens de ter um cachorro em casa. E para você, qual é a principal vantagem de ter um cachorro?

Veja também