Escritora Lavrense Clara Bassi fez palestra na FADMINAS

Publicado em 27/05/2022

 

A escritora lavrense Clara Bassi fez uma palestra sobre a importância da leitura na infância para as crianças do infantil na FADMINAS, Campus I, Instituição Educacional em Itirapuã, em Lavras. O evento aconteceu no dia 26, após convite feito pela instituição.

A palestra foi feita para 130 crianças (infantil). Por meio da leitura, Clara falou das possibilidades de descobrir novos mundos, vivenciando o imaginário.

A leitura ajuda a promover a reflexão e favorece um raciocínio mais claro, com isso a criança adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois ela percebe que é capaz de se posicionar diante de conhecimentos, além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.

A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo).

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas a ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior aqueles que não leem. a leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizagem, interpretação e por aí vai.

O grau de empatia das crianças é muito elevado, pois eles se identificam muito com Clara, percebem que é possível imaginar e criar, pois a criatividade está ao alcance de todos.

Veja também