Erosão deixa casas com risco de desabamento em Lavras

erosaolavras
Erosão deixa casas com risco de desabamento em Lavras, MG (Foto: Reprodução EPTV)

Pelo menos 10 casas no bairro Jardim Glória, em Lavras, têm risco de desabamento por causa de rachaduras. Os imóveis estão com problemas na tubulação da rede pluvial e a situação já se arrasta desde 2013. A suspeita é de que as manilhas estejam quebradas e que a água tenha formado uma cratera.

Há dois anos, existe um buraco aberto para a desativação da rede na Rua Raimunda Marques, mas só foram feitas intervenções paliativas. O local não foi fechado e oferece riscos a motoristas e pedestres, especialmente onde parte do asfalto cedeu.

Com medo, a aposentada Maria de Fátima Fernandes teve que abandonar a casa onde morava. “Durante uma reforma eu descobri que a construção estava cedendo e que a casa poderia desabar. O piso da sala estava oco por baixo e a terra tinha sido levada pela água”, disse.

Com o problema, um buraco com cerca de três metros de profundidade abalou os pilares do imóvel. A moradora descobriu que a erosão foi causada pela rede de água pluvial. “Por causa disso, eu não posso voltar para a minha casa”, acrescentou.

Como a situação é de risco, os próprios moradores tomaram medidas preventivas, como reforçar as estruturas ou aumentar a camada de cimento nos pisos. “Mesmo assim, no período de chuvas, precisamos ficar alertas. Eu tenho medo de que aconteça o pior”, disse a cozinheira Vanda do Nascimento.

Na casa da artesã Nancy Monteiro Lyra há rachaduras no quarto, na varanda e no muro. “Eu já fiz várias obras para conter o avanço das trincas. A rede pluvial também foi desativada, mas a tubulação não foi retirada e a erosão continua crescendo”, contou.

O secretário de Obras de Lavras, Eduardo Michel Jeha, deu um prazo para que a situação dos moradores do bairro Jardim Glória seja resolvida. “Nós estamos programando inclusive que a nossa Defesa Civil esteja lá para fazer uma análise com profunidade da situação de estabilidade estrutural dessas casas. Estou assumindo o compromisso que esse serviço estará concluído até março. Por hora, estamos com uma grande demanda de outros serviços, cujo o problema crucial de Lavras chama-se bueiros e redes de água pluvial”, afirmou.

G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias