Enfermagem Unilavras inova e produz cases para soro

Publicado em 17/11/2021
O curso de Enfermagem do Unilavras está desenvolvendo cases para serem utilizadas nas alas pediátricas de hospitais. As capas de soro são produzidas em impressoras 3D do Espaço Maker do Unilavras e têm o objetivo de humanizar cada vez mais o atendimento. Dois protótipos já foram confeccionados e já estão em uso durante as aulas práticas do curso. “Nós pensamos em modelos que atendessem os diferentes tamanhos de bolsas de soro, além de serem produtos leves e que suportassem desinfecção”, comenta o professor e responsável pelo projeto, Richardson Carvalho.
As crianças têm, por instinto, medo de agulhas e outros procedimentos que podem desencadear uma série de traumas. A proposta do projeto do Unilavras é a de apresentar o lado lúdico do tratamento. Assim, a criança se sentirá confortável e confiante ao receber a medicação. Serão vários modelos de cases trazendo o universo infantil para que o próprio paciente escolha qual será utilizado durante o tratamento.
Na batalha contra as doenças, profissionais da saúde e pacientes só têm a ganhar com o desenvolvimento destas peças. “Isso favorece muito a relação paciente X profissional, pois é muito mais fácil oferecer a soroterapia embasada em algo lúdico do que a soroterapia de forma convencional”, explica o Prof. Richardson. Para ele, é importante que os profissionais estejam atualizados sobre as novas tecnologias que têm surgido em favor da saúde, auxiliando o trabalho e a organização das rotinas dos Enfermeiros.

Veja também