Empresários fazem ato pela flexibilização do horário de funcionamento do comércio

Empresários lavrenses fazem uma manifestação na tarde desta sexta-feira (8) em frente a sede da Prefeitura Municipal de Lavras.

O ato pacifico, organizado pela  Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lavras (CDL), reivindica a flexibilização da abertura do comércio varejista lavrense para este sábado (9), véspera do Dia das Mães.

Para os empresários, a data é a segunda maior em volume de vendas, perdendo apenas para o Natal. O decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Lavras permite que a maioria do comércio varejista lavrense funcione entre 12h e 18h.

A abertura gradual dos serviços visa prevenir a aglomeração de pessoas durante a pandemia do Covid-19. Lavras registrou até o momento sete casos confirmados da doença.

O empresariado lavrense tem se mostrado preocupado, visto que, mesmo com a abertura gradual das lojas, já se registra queda nas vendas, demissões e férias coletivas em consequência da crise econômica que deve afetar o setor de forma significativa nas próximas semanas.

De acordo com a CDL, os setores mais fragilizados pela crise são os bares, restaurantes e lanchonetes, que, mesmo com o serviço de entrega (delivery), tem enfrentando grandes dificuldades para custear   pagamento de aluguel e empregados. Estima-se que houve queda de cerca de 80% no faturamento destas empresas em razão da pandemia do novo coronavírus.

No caso das academias de ginástica, a situação é mais grave, tendo em vista que, por determinação do decreto municipal, as mesmas permaneçam com as portas fechadas há dois meses na cidade. A Prefeitura Municipal de Lavras não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias