Empreendedorismo nas escolas: a busca de um novo pensar

 

Desenvolver a extensão universitária é um aspecto de suma importância, pois acaba por promover a ação educativa entre a universidade e a comunidade. A Universidade Federal de Lavras- UFLA, conta com a realização de vários eventos de extensão pelos diversos setores e departamentos didáticos- científicos, a fim de possibilitar aos alunos de graduação e pós-graduação uma experiência que vai além da didática aprendida na sala de aula. Entre os projetos em desenvolvimento, pode-se citar o Projeto “Empreendedorismo nas Escolas”.

O Projeto “Empreendedorismo nas Escolas” é composto por alunas do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras – UFLA, e uma aluna do PIBIC Júnior. É um projeto baseado no tema empreendedorismo. O público alvo do projeto são alunos do 9º ano do ensino fundamental, das redes públicas e privadas de ensino da cidade de Lavras. A iniciativa do projeto foi da professora Daniela Meirelles Andrade, do Departamento de Administração e Economia da UFLA – DAE, onde a mesma juntamente com as alunas envolvidas tem como meta atender um maior número de alunos promovendo um despertar de interesses por novas descobertas e oportunidades, possibilitando um novo pensar. Espera-se com este projeto despertar nestes alunos uma nova visão sobre a cidadania, bem como o seu papel como cidadão, ativo e atuante, em sua escola, em seu bairro e nos ciclos de amizade que participam.

O projeto conta com a apresentação de aulas ministradas pelas alunas envolvidas no projeto, elaboradas e treinadas com o apoio da professora. Durante as aulas o projeto é apresentado, de forma interativa aos alunos. Essas aulas consistem em uma apresentação de conteúdo baseado no tema empreendedorismo e participação social. Tal apresentação é constituída em dois momentos distintos: em um primeiro momento as alunas explicam o projeto em si e os temas envolvidos no mesmo, esclarecendo dúvidas e curiosidades. Este momento conta com a distribuição de cartilhas elaboradas pelas próprias alunas, contendo informações sobre o tema empreendedorismo e mecanismos de participação social. A cartilha apresenta-se como um meio de fixação de conteúdo e disseminação de conhecimentos, pois na medida em que os alunos assistidos pelo projeto recebem a cartilha, os mesmos podem mostrar para seus pais, amigos e vizinhos, ou seja, além dos alunos participantes do projeto, outras pessoas podem ser beneficiadas com as informações do

mesmo. Já o segundo momento, é um momento mais prático, onde os alunos colocam em ação tudo que aprenderam sobre o projeto. Nesta etapa, é feito uma dinâmica em que os alunos se colocam como pessoas aptas a resolver problemas do seu cotidiano tais como: os buracos nas ruas e os e lotes abandonados em seus bairros. Juntamente com os problemas são apresentadas também as possíveis soluções encontradas pelos grupos, tudo isso baseado em informações dadas no primeiro encontro. Ao final, cada grupo de alunos compartilham suas ideias com os demais colegas. Ao finalizar com o objetivo de mensurar a qualidade do projeto, os alunos respondem a um questionário, a fim de possibilitar a avaliação do mesmo.

Seja você também uma escola inovadora e aberta a receber estas novas práticas!!! Entre em contato conosco e agende a nossa visita! A trasnformação agradece!

Projeto: Empreendedorismo nas escolas

Autoras: Lara Alvarenga, Daniela Meirelles Andrade, Luanda Gomide, Letícia Cristina.

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