Embrapii credencia grupo de pesquisa da UFLA e de outras dez universidades

 

 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será credenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Outros dez grupos de pesquisas também foram selecionados em chamada pública destinada ao credenciamento. No total, serão investidos cerca de R$ 30 milhões nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para atender demandas do setor industrial.

A Embrapii é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, explica que “a Embrapii é referência no setor de inovação e tecnologia industrial”.

Os projetos selecionados serão desenvolvidos nas áreas de Energias Renováveis, Fibras Florestais, Sistemas Embarcados, Geotecnologia e Agronegócio, Inteligência Artificial, Computação Industrial, Materiais Avançados/Nanomateriais, Computação Industrial, Robótica Inteligente, Sistemas Veiculares e Tecnologia da Informação e Comunicação.

A unidade da UFLA visa desenvolver sistemas inteligentes em geotecnologia e agronegócio. O grupo integra profissionais de diferentes departamentos e possui como principal objetivo potencializar o conhecimento gerado na Universidade, transformando-os em produtos inovadores para a sociedade, ultrapassando os limites da pesquisa e promovendo o desenvolvimento sustentável do País.

Capacitação profissional

Além de estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais qualificados para atuarem em projetos de PD&I na indústria.

O programa prevê a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria. Além de adquirir habilidades de pesquisa e consolidar as suas competências técnicas, o programa de formação de Recursos Humanos da Embrapii permite o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam a dimensão técnica, com a de persuasão e negociação; gerenciamento de projetos; comunicação e liderança. Cerca de 530 estudantes terão a oportunidade de participar da iniciativa.

Demais unidades selecionadas

Sistemas Embarcados da Universidade do Ceará (UFC); Materiais Avançados e Nanomateriais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Fibras Florestais da Unidade Federal de Viçosa (UFV); Energias Renováveis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Materiais e Processos Sustentáveis da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Materiais Poliméricos e Funcionais da Universidade Federal do ABC (UFABC); Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG); Robótica Inteligente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Computação Industrial da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Tecnologias e Sistemas Veiculares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias