Editora UFLA lança livro em comemoração aos 25 anos de transformação da ESAL em UFLA

22/05/2020

 

 

A Editora UFLA está lançando o livro “UFLA – 25 anos de Universidade, trajetória centenária”, em comemoração aos 25 anos de transformação da Escola Superior Agrícola de Lavras (ESAL) em Universidade Federal de Lavras (UFLA). O livro é a segunda edição, revista e ampliada, do que foi lançado nas comemorações do centenário institucional, em 2008, com o título “UFLA 100 anos: Transformando sonhos em realidade”. A publicação reconta a história da Instituição a partir de seus cursos e de milhares de estudantes e servidores que, com sua dedicação, ajudaram a construir, dia a dia, esse percurso centenário.

Nos anos que separam as duas edições, a UFLA praticamente duplicou seus números, justificando a necessidade de uma nova edição. “Em 100 anos, 9.795 estudantes se formaram na Instituição; considerando os formados no segundo semestre de 2019, já passamos de 10 mil nos últimos 11 anos”, enfatiza, no prefácio, o então reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. O crescimento do número de estudantes foi acompanhado pela expansão de recursos humanos e infraestrutura. “Nos últimos 12 anos, o número de docentes passou de 361 para 770 e de técnicos administrativos, de 325 para 561; saltamos de cerca de 600 para 1.600 funcionários, considerando os terceirizados”, destaca, ainda.

“Por trás de tantos números, há histórias individuais de transformação, superação e realização de sonhos. A impossibilidade de contar, com os merecidos detalhes, cada uma dessas histórias pessoais é que motivou este livro”, acrescenta Scolforo. A publicação inclui o registro dos nomes das pessoas que passaram pela Instituição, desde a sua fundação até o final do primeiro semestre de 2019; rende, assim, uma homenagem a todos que deixaram sua contribuição para transformar a UFLA em uma universidade de excelência, reconhecida e respeitada no Brasil e no mundo.

A elaboração da obra contou com a participação de muitos colaboradores institucionais. Da reitoria, passando pelas pró-reitorias, diretoria de comunicação, coordenações de curso e muitos outros setores institucionais, foram incontáveis as contribuições que tornaram possível sua concretização.

Neste período de distanciamento social, as encomendas do livro podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O preço é R$ 65.