Por que o e-mail transacional é essencial para o seu negócio?

O e-mail transacional proporciona uma experiência inovadora para os clientes, pois o conteúdo fornece informações relevantes relacionadas à compra. Dessa forma, são construídas uma segurança e uma transparência que ajudam a manter a confiança na pessoa que escolheu a marca.

Desenvolver um relacionamento com o público é fundamental para se fortalecer no mercado, aprimorar a reputação e proporcionar uma experiência positiva para o seu cliente. É a chance de também oferecer um leque de opções de produtos para os consumidores se interessarem e, eventualmente, comprarem.

Por que o Email transacional é tão importante? 

É importante por aumentar a confiança por parte do cliente, principalmente se é a primeira vez comprando com a empresa. Por meio do e-mail, a marca consegue fornecer informações relevantes, como atualizações de status do pedido ou até confirmar a aquisição com uma mensagem automática.

Exemplos de e-mails transacionais mais usados no mercado

E-mail transacional envolve os de ecommerce, como para falar de carrinho abandonado, recibo, confirmação de compra ou de envio. Mensagens também são enviadas para desejar boas-vindas pelo registro ou ativação de conta, bem como outros modelos:

  • Suporte:
    • Confirma a inscrição;
    • Coleta de feedback;
    • Envio de atualizações sobre os termos da empresa;
    • Cancelamento;
  • E-commerce:
    • Fala sobre a compra feita pelo cliente;
    • Confirma o processo de envio;
    • Fornece atualizações do pedido;
    • Relembra o usuário do carrinho abandonado;
    • Informa a respeito da compra, tipo de pagamento e o valor referente;
  • Segurança e conta:
    • Serve para confirmar o registro no site;
    • Ativa a conta e permite que a pessoa navegue na plataforma;
    • Alteração de senha, caso a pessoa esqueça a antiga;
    • Notificações sobre acesso de dispositivos diferentes.

Normalmente, os e-mails são automáticos e não precisam ser respondidos, pois servem unicamente para informar. Os usuários conseguem ler o que precisam rapidamente e, caso queiram sanar dúvidas, podem entrar em contato por meio do suporte disponibilizado na parte inferior das mensagens.

Por que o e-mail transacional tem taxas de abertura maiores?

O usuário já está no aguardo da mensagem, ele sabe que em segundos precisará abrir o e-mail para confirmar ou ativar a conta. Este é um conteúdo que possui uma forte relevância e funciona muito bem porque conta com informações de interesse de um cliente.

Além disso, o e-mail de cunho transacional pode aproveitar momentos significativos, como uma mensagem que lembra a pessoa de voltar ao carrinho para fazer a compra. Se antes esse indivíduo não pensava em fazer pedidos, após receber esse gatilho mental, pode prosseguir com a compra em menos tempo.

Benefícios de usar e-mail transacional na estratégia digital

Proporciona uma experiência especial, apresenta informações importantes, gera mais confiança, evita preocupações e garante que a pessoa acompanhe as compras facilmente. Em casos de falhas, por exemplo, um e-mail é enviado para explicar os próximos passos, sanar dúvidas e acalmar o usuário.

Melhora da experiência do cliente

Enviar mensagens para falar sobre o pedido, relembrar do carrinho ou confirmar uma compra são aspectos positivos, que proporcionam credibilidade e geram transparência. Para um cliente, não existe nada mais importante do que saber que os pagamentos foram recebidos no sistema e a marca prosseguirá às etapas seguintes em breve.

Mais engajamento e retenção

Há uma taxa de engajamento maior, além da oportunidade de elevar a retenção e fortalecer a sua marca. O envio de e-mails constrói a presença da empresa, aprimora o relacionamento com o público e possui maiores chances de serem abertos e lidos do que mensagens de “rotina”.

Automação de processos e redução de suporte

Processos repetitivos podem ser automatizados, evitando a necessidade de realizar manualmente a elaboração e o envio das mensagens. Ainda, esse formato de e-mail ajuda a diminuir os pedidos de suporte porque os clientes conseguem tirar as dúvidas com a leitura rápida da notificação.

Credibilidade e confiança

Uma marca que envia mensagens de confirmação de conta, de pedido ou informa sobre o carrinho abandonado consegue ter uma credibilidade maior no mercado. Clientes seguros e que confiam na companhia, possuem chances altas de voltar a comprar em um futuro próximo.

Tagmail: como uma plataforma facilita o envio de e-mails transacionais

Realize campanhas de e-mail com o Tagmail, direcione as suas mensagens aos alvos ideais e proporcione uma experiência acolhedora e inovadora ao seu público. Evite também que os visitantes saiam da sua loja sem prosseguir para a compra, e faça cada vez mais conversões.

Saiba que a plataforma realiza o envio de mensagens inteligentes para o público, em que a primeira chega em até 30 minutos para o usuário, enquanto ainda demonstra interesse na loja. Posteriormente, as demais estratégias funcionam em etapas separadas, de 24h a 48h, sempre respeitando as intenções do alvo.

A Etag Digital desenvolve o e-mail transacional por meio de um fluxo eficiente, em que ocorre o acompanhamento e identificação da possibilidade da pessoa sair, e faz o envio de uma mensagem para evitar que o usuário não compre. Solicite a automatização das mensagens para o seu negócio com esse recurso inteligente!

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