Duo Piano e Flauta será atração do Centro Musical Edgar Willems no próximo dia 30

 

 

Dois dos maiores nomes da música de câmara, o pianista Francis Vilela e o flautista Rafael Ribeiro, farão um recital para o público lavrense no dia 30, às 18h, no Espaço Cultural Centro Musical Edgar Willems, na rua Pedro Moura, 346, centro de Lavras.

A apresentação encerra a programação do primeiro semestre dedicado a recitais da escola fundada pela musicista lavrense Sílvia Pfeiffer. Nos  últimos meses, as apresentações encantaram o público com performances célebres e ritmos variados apresentados por músicos de renome nacional e internacional.

Os ingressos, no valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), podem ser adquiridos no local da apresentação e pelos telefones (35) 3821-0211, (35) 9103-3867 e (35) 9986-0211. O duo apresentará as seguintes peças: Sonata em Gm- C.P.E. Bach, Sonatine- Pierre Sancan e Sonata Arpeggione – F. Schubert.

Trajetórias

Francis Vilela estudou com Miguel Rosselini e é licenciado em Educação Musical pela Universidade do Vale do Rio Verde (Unincor), além de ter estudado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É bacharel em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe do pianista Miguel Rosselini. Hoje é professor e correpetidor do Conservatório de Música de Varginha, e professor no Centro Musical Edgar Willems em Lavras.

Rafael Ribeiro, flautista, mineiro de Varginha,  iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Música de Varginha e esteve sob orientação da Prof. Leonilda Batista. Estudou na Escola de Música da UFMG onde foi orientado pelo Prof. Artur Andrés e Prof. Maurício Freire. No ano de 2008 concluiu o Bacharelado em Música- Flauta. Em 2012 concluiu o Mestrado em Performance Musical -Flauta pela UFMG orientado pelo professor Mauricio Freire. Em 2017 concluiu o Performance Certificate na Universidade de Wyoming  (EUA) no estúdio da professora Nicole Riner. Em 2017 iniciou o doutorado na George Mason University em Washington D.C na classe da professora Julianna Nickel.

Tem se apresentado regularmente em recitais de câmera em geral no Brasil e nos Estados Unidos. Dentre os principais concertos destacam-se: Recital de flauta e piano na sala Juvenal Dias (2007, 2008 e 2009 -MG), na série Villa Lobos (Rio de Janeiro- 2012). Recitais na Julliard School of Music e Mannes School of Music (Nova York, EUA, 2013). Recitais de duos, trios, quartetos diversos (Laramie, EUA, 2015 e 2016). Atuou como solista com as seguintes orquestras: UWyo Symphony Orchestra,  Orquestra sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Goiânia,e Orquestra de alunos da UFMG.

Obteve as premiações: vencedor do concurso da University of Wyoming de jovens solistas (EUA-2016-), vencedor do concurso Villa-lobos de música de Câmera (Rio de Janeiro -2012); vencedor do concurso de música de câmera Eduardo Tagliatti (Juiz de Fora- 2012); finalista no concurso Pré-estreia da TV Cultura; vencedor do concurso Jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2010); vencedor do projeto BDMG Jovem Músico (Belo Horizonte- 2006, 2008 e 2009); vencedor do projeto Segunda Musical (Belo Horizonte- 2007,2008), vencedor do concurso jovens talentos de Ouro Branco (MG -2009); finalista do Concurso Música no Museu(RJ-2009); vencedor do Concurso Nacional Souza Lima(SP -2001-2002).

Participou das seguintes master classes: Lorna Mcgueen (principal at Philadelphia Symphony,  Robert Dick (New York University), Carol Wincenc (Julliard – New York), Gary Shocker ( NYU), Paula Robison ( NEC, Boston), Magan Lanz (Colorado, USA), Naomi Seidman, Emanuel Pahud (França), Jacques Zoon (Suiça), Michael Belavance (Suiça), Mary Karen (Texas’ University), Sérgio Barrenechea (UniRio).

 Foi chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Goiânia (2012-2015) e foi flautista da OSUFMG (2006-2007)e da OSJMG(2009).  De 2015 – 2017 foi professor assistente (graduate assistant) na University of Wyoming nos Estados Unidos. Foi também chefe de naipe da Windsymphony e chefe assistente da orquestra UWSO na mesma universidade. Em 2017 ingressou como chefe de naipe da orquestra George Mason Symphony e atuou como professor na George Mason University neste mesmo ano. Em 2019 participou como artista convidado do I encontro de flautistas de Belo Horizonte. Desde 2018  ocupa o cargo de professor de flauta no conservatório de música Heitor Villa lobos em Três pontas -MG.

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias