Domingo na Praça terá apresentação com a Euterpe Operária

 

 

Dia 29 de setembro, próximo domingo será especial na Praça Dr. Augusto Silva, com a comemoração de aniversário de um importante patrimônio cultural de Lavras: a Banda Euterpe Operária. A apresentação terá início às 10h e será aberta a participação de toda a população. 

A história da Euterpe Operária

O início da história da Euterpe Operária começa a partir de um cidadão ilustre conhecedor e de grande saber cultural, além de ser amante da cultura brasileira: prof. José Luiz de Mesquita. Nascera em 22 de junho de 1882 e falecera no dia 16 de junho de 1967. A população negra, um tanto relegada após a Abolição da Escravatura, fora valorizada dignamente através das várias entidades sociais, culturais e artísticas fundadas pelo prof. Mesquita, como a Banda de Música Euterpe Operária. O nome foi escolhido por Euterpe ser a musa grega da música e por serem operários a maior parte de seus integrantes quando de sua fundação.

A estréia da Euterpe Operária ocorreu em 24 de setembro de 1910, durante as festividades de Nossa Senhora das Mercês, ficando esta data marcada como o dia efetivo de sua fundação. A atuação da corporação musical Euterpe Operária, que possui sede própria localizada na cidade de Lavras, não se restringem ao território do município, sendo convidada para se apresentar em várias localidades. A banda não é somente um instrumento de entretenimento e diversão para a comunidade lavrense e da região, mas também uma escola de música, principalmente para crianças e adolescentes.

Em 1972 a Euterpe Operária foi declarada instituição de utilidade pública municipal, e em 2009, foi reconhecida de utilidade pública estadual. Em 2015 ela foi registrada como forma de expressão tombada como patrimônio lavrense.

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias