Diretores de escolas estaduais se reúnem com Ecossistema Vale dos Ipês

Publicado em 27/05/2022

 

 

O Ecossistema Vale dos Ipês promoveu nesta quinta feira, dia 27, no período de 09h às 11h30, no Senac, uma reunião com os diretores das escolas públicas estaduais de Lavras, no Sul de Minas. O encontro foi promovido pela Agência Rhizoma, associação criada para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Lavras e pelo Agente de Ecossistema Local de Inovação (ELI).

A reunião com os diretores das escolas públicas teve por objetivo sensibilizar os dirigentes educacionais, com o intuito de gerar debates e dicções construtivas, entre eles, sobre a importância de se conectar o Ecossistema de empreendedorismo e inovação com as escolas. Neste encontro foi dado destaque ao Ensino Médio.

A abordagem da discussão colocou as entidades representativas, o governo e as escolas para conversarem e alinharem pensamento e ideias sobre as necessidades das escolas, professores e alunos, e as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento do empreendedorismo, não apenas como objetivos de gerar novos empreendedores, mas como desenvolvimento das pessoas e para vida de todos os impactados, independente de sua orientação profissional.

No final dos debates, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Lavras (iSEDE) apresentou para os professores e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Campo Belo, os projetos desenvolvidos para dar oportunidades para os jovens que vão entrar no mercado de trabalho.

O Agente ELI (Ecossistema Local de Inovação), Álex Valentina, apresentou para todos a trilha empreendedora do Ecossistema e as propostas possíveis ações a fim de sensibilizar os professores e alunos das escolas públicas, e formar para a idealização e modelagem de novos negócios.

Os diretores das escolas analisarão suas agendas e calendários, para a articulação de ações dentro e foras das instituições com os professores e alunos. E as entidades como o Sebrae, Senac, Rhizoma e iSEDE, ficaram com a tarefa de levarem nos próximos encontros os projetos, ações, metodologias e possíveis conexões para se desenvolverem iniciativas com a agenda das escolas públicas de Lavras.

O Ecossistema de Inovação de Lavras, Vale dos Ipês, se depara com um grande movimento de conexões entre governo, empresas, instituições de ensino, instituições de fomento e a própria sociedade, para tornar as cidades mais evoluídas e desenvolvida em seus desenvolvimentos econômicos e socioambientais.

“Isso é considerado como pilares muito importantes para a evolução da maturidade de um ecossistema de inovação”, destacam os membros do Ecossistema.

Faça parte desses movimentos em prol de Lavras e do Ecossistema. Busque maiores informações no site valedosipes.org e, principalmente, nas redes sociais do @valedosipeslavras. Para acesso prioritário com reportes mensais, newsletter, e conteúdos, entre no grupo da comunidade do Telegram por esse link: https://t.me/ELIValedosIpes

Veja também