Dia Internacional da Mulher é marcada por diversas ações em Lavras

 

A banda da 6ª RPM abriu o início das atividades com um repertório em homenagem às mulheres. Foto: Karina Mascarenhas
A banda da 6ª RPM abriu o início das atividades com um repertório em homenagem às mulheres.                              Foto: Karina Mascarenhas

 

Uma grande movimentação foi registrada nesse domingo , dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher, na Praça Dr. Augusto Silva. A banda Euterpe Operária da 6ª Região de Polícia Militar, emocionou os presentes tocando canções em homenagens às mulheres. O Prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, fez o uso da palavra e homenageou sua esposa , em nome de todas as mulheres da cidade.

Apesar da chuva, aos poucos as pessoas foram chegando para acompanhar as ações pelo dia da mulher em Lavras. Foto: Karina Mascarenhas
Apesar da chuva, aos poucos as pessoas foram chegando para acompanhar as ações pelo dia da mulher em Lavras. Foto: Karina Mascarenhas

 

Representantes de diversos órgãos de apoio á mulher estiveram presentes, passando orientações e tirando dúvidas. Funcionárias do Centro Viva Vida, faziam o cadastro e marcavam exames de mamografia, aferimento da pressão arterial e orientações sobre gravidez, amamentação e saúde da mulher.

Membros do Conselho Municipal de Direitos da Mulher. Foto: Karina Mascarenhas
Membros do Conselho Municipal de Direitos da Mulher. Foto: Karina Mascarenhas

 

Em outra tenda membros do recém reativado Conselho Municipal dos direitos da mulher distribuíam panfletos em parceria com a Polícia Civil  e prestavam esclarecimentos. O conselho que é aberto a toda comunidade , segundo Fernanda Carvalho, Presidente do Conselho, o “objetivo do conselho é melhorar as condições da situação da mulher em Lavras, planejar e atuar em áreas específicas, sugerir  projetos para a prefeitura e fazer ações independentes como oficinas e como a deste domingo e lutar pelos direitos da mulher.”

Este foi o primeiro evento  do conselho este ano , com o apoio do  “Levante Popular da Juventude” que se uniu ao conselho e realizou o “Lanternaço”, uma caminhada pelo centro da cidade, mostrando à população que a violência contra a mulher é uma realidade em nossa cidade, pedindo a  mudança no sistema político para melhorar a representação das mulheres e protestando contra o aumento da tarifa de energia.

O Levante  realiza diversos movimentos por todo país, em Lavras entre diversas frentes, é realizado um trabalho na Escola Estadual Cinira de Carvalho, onde os alunos podem participar de uma oficina de teatro.

Membros do Conselho Municipal da Mulheres, da Juventude Levante e população saíram as ruas realizando um "Lanternaço". Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Lavras,
Membros do Conselho Municipal da Mulheres, da Juventude Levante e população saíram as ruas realizando um “Lanternaço”. Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Lavras,

 

Segundo dados da Delegacia da Mulher , em Lavras apenas no ano passado 444 casos foram registrados e apurados. Mas, o número é ainda maior se considerar os casos não denunciados. Fernanda Silva Souza, Psicóloga da Delegacia da Mulher, explica que todos os casos que chegam até a delegacia são avaliados e em alguns casos as mulheres são encaminhadas para atendimento psicológico dos CRAs . A maior incidência, segundo Fernanda, é da violência doméstica.

“Quem levanta a mão uma vez vai levantar sempre. Elas precisam de um companheiro para somar, não para subtrair da vida delas. Nós e a prefeitura damos todo o suporte para essas vítimas”, disse Fernanda.

A Delegacia da Mulher fica instalada na 1ª Delegacia Regional de Policia Civil de Lavras (Depol) localizada na BR 265. O telefone de contato é o 3821 – 62 11. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone  180 ou 190.

Uma empresa deixou laços lilás enfeitando todos os bancos da praça e oferecendo brindes. Foto: Karina Mascarenhas
Uma empresa deixou laços lilás enfeitando todos os bancos da praça e oferecendo brindes. Foto: Karina Mascarenhas

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias