Destaque da nova geração de pianistas brasileiros, Cristian Budu fará recital em Lavras

 

 

O pianista CRISTIAN BUDU (foto) abre a temporada de Concertos 2020 no Centro Musical Edgar Willems em Lavras. A Escola comemora seus 30 anos e homenageia BEETHOVEN pelos 250 anos de nascimento apresentando este renomado pianista trazendo ao público as Sonatas Op 13 “Patética”, a Op 53 “Waldstein” e 7 Bagatelas Op 33.

O concerto acontecerá no próximo dia 1 de março, às 19h, na sede do Centro Musical Edgar Willems, localizado na rua Pedro Moura, 346, centro de Lavras.

Os ingressos saem por por R$ 100,00 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada).  Com a promoção de aniversário do Centro Musical Edgar Willems,  todos pagam meia-entrada. Eles podem ser adquiridos no local da apresentação e pelos telefones (35) 98413-8525 e (35) 9 9986-0211.

Trajetória

“Um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja a colegas com o dobro de sua idade” (Gramophone).

Brasileiro filho de romenos, o jovem Cristian Budu desponta como uma nova referência no mundo pianístico. Venceu o renomado Concurso Internacional Clara Haskil (Grande Prêmio + 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público), mais importante conquista por parte de um pianista brasileiro nos últimos 25 anos, e recentemente ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (2017) da APCA, Melhor Concerto do Ano (2016) no Guia da Folha, e em 2017 entrou para 2 das mais prestigiadas listas da Gramophone, maior referência da crítica internacional: “Top 10 Recent Beethoven Recordings”, ao lado de artistas como Harnoncourt, Bavouzet, Goerner e Stefan Vladar; e no último update (2017) das “Top 10 Chopin Recordings”, que inclui gravações de Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti e Murray Perahia.

Seu primeiro CD solo ganhou o “Editor’s Choice” na Gramophone e “5-Diapasons” na Diapason. Gravou também o 1o Concerto de Tchaikovsky com a OJESP e Cláudio Cruz.

Sua agenda inclue duos com Renaud Capuçon e Antonio Meneses (abertura da temporada da Cultura Artística), música de câmara com Scharoun Ensemble (músicos da Orquestra Filarmônica de Berlin), concertos com OSESP, além de recital solo no Verbier Festival.

Cristian já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, Emil Nichifor Orchestra, NEC Philarmonic Orchestra, OSESP, Orquestra Filarmônica de Montevideo, OSB, Orquestra Filarmônica de Mendoza, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, entre tantas outras. Apresentou-se como solista em salas como KKL de Lucerna, Ateneu de Bucareste, LAC de Lugano, Liederhalle, Jordan Hall, Sala São Paulo. Já solou e lecionou em festivais e séries como “Les Grands Interprètes” de Genebra, “Klavierissimo” de Zurique, “Piano aux Jacobins” (França), Rockport Music Festival (EUA), Zermatt Festival (Suiça), Delft Chamber Music Festival (Holanda), Frankische Musiktage – série ‘Rising Stars’ (Alemanha), Festival Internacional de Piano de Monterrey (Mexico), Festival Internacional de Campos do Jordão.

Cristian cresceu em Diadema (SP). Foi aluno do Instituto Brincante, onde conheceu o multi-artista Antônio Nóbrega e com quem fez várias colaborações, incluindo um recital completo de música brasileira.

Em Boston, Cristian integrou um quarteto especializado em Chôro que venceu o Honors Competition do New England Conservatory.

Ainda nos EUA, Cristian hospedou saraus e eventos especiais que inspiraram a criação do Groupmuse (www.groupmuse.com/about), projeto que ganhou a parceria da Boston Symphony Orchestra e se tornou uma das maiores plataformas inovadoras da música clássica.
No Brasil, Cristian é criador do projeto Pianosofia (www.pianosofia.com), que tem apoios da Sociedade Cultura Artística e da Arone Pianos.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias