Deputado Fábio Cherem destina R$ 1,3 milhão para a UPA em Lavras  

 

Aquisição de medicamentos e compra de dois veículos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Lavras em 2016. Estes são os benefícios diretos previstos pelo repasse de mais de um milhão e trezentos mil reais realizado pelo deputado estadual Fábio Cherem para aquela unidade de saúde, uma das mais importantes da rede pública para o atendimento da população de Lavras. Com a liberação desta emenda, o município teria garantido o estoque medicamentoso e a boa utilização da rede de saúde a todos os lavrenses.

Segundo o deputado Fábio Cherem, o objetivo do convênio é promover a manutenção e o funcionamento da UPA, garantindo serviços de qualidade para a população de Lavras e microrregião. A unidade atende diariamente mais de 500 pessoas, número expressivo e que impacta de modo relevante a vida de milhares de usuários que se utilizam dos vários serviços oferecidos.

Fábio Cherem destaca ainda que a aquisição das duas vans especificadas no convênio, somada a uma gestão pública responsável, poderia atender problemas de maior gravidade e que hoje afligem diretamente os usuários que dependem do sistema público de saúde no município, como aqueles enfrentados por pacientes da hemodiálise e também portadores de câncer que enfrentam enormes dificuldades de locomoção e viagens para serem atendidos.

343 mil unidades de medicamentos e utensílios médicos

Além da aquisição dos veículos, os recursos destinados pelo deputado Fábio Cherem possibilitarão a compra de uma lista com 309 medicamentos e utensílios médicos, com mais de 343 mil unidades liberadas capazes de aliviar o sofrimento de inúmeras famílias e auxiliar a promover a saúde pública no município.

Entre os medicamentos contemplados, estão ataduras para curativos, ataduras gessadas para o atendimento de fraturas, fraldas geriátricas, bisturis e anestésicos, além de outros produtos para enfermagem e instrumentação emergencial, conforme planilha detalhada que é parte integrante da emenda parlamentar.

Incremento para a Saúde no município

O deputado lembra que diante da crise na saúde no município, o recebimento destes materiais e medicamentos poderá auxiliar positivamente a vida do lavrense usuário do SUS. “O uso do recurso em sua função de destino é indispensável para aliviar problemas crônicos enfrentados pelo município nos últimos dois anos. Dar destino apropriado ao recurso, no entanto, é atribuição do poder executivo municipal. Cabe agora à Prefeitura e à Secretaria de Saúde a execução do plano de trabalho conforme aprovado junto ao Governo do Estado de Minas, fazendo com que o mais breve possível a UPA esteja reabastecida e pronta para cuidar das demandas da população. O que eu, como deputado estadual e representante do município poderia fazer está feito. Os recursos estão liberados para serem devidamente investidos na saúde da população, em especial naquela parcela que depende do SUS. Isso já foi feito’, afirma Fábio Cherem.

Na visão do parlamentar, este repasse chega num momento crucial para o município. “Em meio à crise da atual gestão, a saúde está entre as áreas mais vulneráveis e desprotegidas. O cidadão lavrense, aquele que vive e trabalha na cidade, tem de enfrentar a cada dia a sina de mendigar o atendimento que é seu direito. Agora cabe à população acompanhar a utilização dos recursos e conferir se estes medicamentos chegarão à comunidade”, ressalta o deputado Fábio Cherem.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias