Dâmina quer impedir fechamento da Regional do Ministério da Agricultura em Lavras

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) estuda fechar sua unidade regional em Lavras e transferir as atividades para a cidade de Varginha. Preocupada com o encerramento, a deputada federal Dâmina Pereira enviou ofício para a secretária executiva do Ministério, Maria Emília Jaber, pedindo a reformulação da unidade que atende a região de Lavras. No documento, a parlamentar também falou sobre o possível término das atividades em outras unidades de Minas Gerais.

Nas fotos, reunião da dep. Dâmina Pereira com os funcionários do Ministério da Agricultura da unidade em Lavras, para discutir sobre o possível encerramento da UTRA na cidade, e em outros municípios mineiros.
Nas fotos, reunião da dep. Dâmina Pereira com os funcionários do Ministério da Agricultura da unidade em Lavras, para discutir sobre o possível encerramento da UTRA na cidade, e em outros municípios mineiros.

A Unidade Técnica Regional de Agricultura (UTRA) é vinculada à Superintendência Federal de Agricultura. Através da UTRA os produtores rurais podem fazer os serviços de registros de produtos, de estabelecimentos, fertilizantes, indústria de bebidas, e de estações experimentais para testes de agrotóxicos.

A UTRA/Lavras possui 22 servidores, seis em Campo Belo e 16 na sede. Além disso, são desenvolvidos programas de estágios supervisionados em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), que envolve os estudantes na área de inspeção e fiscalização vegetal e animal.

ec741332-2496-4a20-a47b-44b3044ce8f8

Para a deputada, o fechamento da unidade criaria enormes transtornos aos usuários dos mais de 100 municípios que utilizam a UTRA/Lavras para resolverem as mais diversas demandas na área de defesa, inspeção e fiscalização animal e vegetal. “Outro problema seria o aumento no custo da fiscalização por conta da maior distância percorrida pelos usuários”, pontuou Dâmina.

Caso se concretize o fechamento, tanto os produtores rurais como as empresas do agronegócio terão que percorrer mais de 100 km para serem atendidos. A parlamentar espera que a intervenção política possa reverter o iminente término da unidade em Lavras e assim trazer tranquilidade para os produtores.

Em todo o estado de Minas Gerais, são 12 Unidade Regionais e 7 Unidades Locais, dentre elas a de Lavras, que fica no Campus histórico da UFLA.

 

* Assessoria de imprensa Dep. Dâmina Pereira

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias