A Universidade Federal de Lavras (UFLA) confirmou que uma criança foi vítima de uma picada de escorpião enquanto andava de bicicleta na Avenida Central do câmpus Lavras. A instituição lamentou profundamente o ocorrido e mobilizou esforços para intensificar medidas preventivas e de controle.
A Diretoria de Meio Ambiente (DMA) já iniciou inspeções em áreas do câmpus e informou que reforçará a dedetização anual, realizada de janeiro a maio de 2024, de forma emergencial. Além disso, a UFLA adiantou que está em processo de contratação de uma empresa especializada para executar o controle periódico de pragas, atendendo a demandas anteriores apresentadas por laboratórios da instituição.
A Pró-Reitoria de Apoio e Permanência Estudantil (Prape) busca contato com a família da criança para prestar solidariedade, confirmar os detalhes do caso e levantar informações que possam orientar ações futuras.
A UFLA também orienta a comunidade acadêmica e visitantes a reportarem avistamentos de escorpiões ou outras situações de risco à DMA, pelos contatos (35) 3829-1154 ou dma@ufla.br, permitindo o reforço das ações de vigilância.
A instituição expressou solidariedade à família e amigos da vítima, desejando uma rápida recuperação à criança. “Reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os que frequentam o câmpus”, destacou a nota oficial.