Criação de consórcio de cultura solidifica ação do setor em Lavras, afirma Ângelo Oswaldo  

 

 

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 26, a 3ª Reunião dos Gestores Públicos de Cultura da Microrregião de Lavras e Entorno, que agrega 22 municípios. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Lavras e marcou o início de um estudo para criação de um consórcio de cultura entre Lavras e municípios sulmineiros.

O secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais,  Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, participou do evento juntamente com os prefeitos e secretários dos municípios da microrregião.

O gerente de cultura, Marcus Paullus, afirmou que o evento é resultado de um acordo firmado em janeiro deste ano. A iniciativa visa captar recursos e viabilizar projetos culturais em toda a região. A proposta também pretende criar uma sede para a entidade, que centralizará as ações para os municípios.

“Queremos apostar em projetos coletivos, como bibliotecas e ônibus para o transporte de artistas a fim de que eles possam circular entre os municípios. É preciso que cada cidade apoie a economia criativa e toda região cresça economicamente a partir da cultura”, disse Marcus Paullus.

Ângelo Oswaldo afirmou se tratar de uma das inciativas mais importantes já tomadas na atualidade. “A organização sistêmica através de um consórcio de cultura vai gerar recursos e resultados esplendidos. É uma proposta muito atraente e nos entusiasma”. O secretário de cultura do Estado falou da importância econômica, cultural e educacional do município e da região para alavancar o projeto.

“A cultura não é somente as artes, mas o fenômeno que forma a cidadania e traz a noção de identidade. Ela impulsiona o progresso e o desenvolvimento efetivo da sociedade”,  afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias