Cria Lavras se destaca na etapa regional dos Jogos Escolares

Publicado em 30/06/2015

3

Os atletas do Centro Regional de Atletismo (Cria Lavras) tiveram muitos motivos para comemorar na fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG – 2015), realizada em Lavras, entre os dias 22 e 27 de junho. Para a etapa estadual, que está marcada para o mês de agosto, em Uberlândia, 48 atletas do Cria estão classificados.

Além disso, o saldo foi de 20 medalhas de ouro, um resultado que representa todo o trabalho desenvolvido pelo professor e técnico Fernando de Oliveira e sua equipe. “Essa foi a nossa primeira competição na nova pista, todos ficaram deslumbrados com a magnitude do lugar, foi impactante. Os meninos competiram com muito orgulho, entusiasmo e dedicação. Lavras e a UFLA agora são referências não só em resultados, mas também em estrutura para o atletismo”, comenta Fernando.

O professor ressalta que essas competições também são de extrema importância para descobrir novos talentos e, por consequência, desenvolver ótimos atletas. Ele conta que pelo menos 10 cidades já almejam trazer jovens para treinar em Lavras, sendo que, uma menina da zona rural de Alfenas já foi selecionada – Anny Caroline de Paula. Jogadora de vôlei, que a convite do professor Fernando, decidiu fazer um teste para o atletismo na nova pista da UFLA, durante os Jogos Escolares. Após o teste, ela foi aprovada. Agora, uma nova fase na vida da atleta se inicia.

Palco para grandes competições – orgulho para a Universidade
“Temos uma lista de mais 12 atletas querendo vir para lavras, assim que tivermos um alojamento alguns deles virão. Além disso, os resultados dos nossos atletas melhoraram com a nova pista e os pais entenderam melhor a magnitude do projeto, pois os investimentos foram grandes”, afirma Fernando.

O atletismo em Lavras tem apresentado maior visibilidade devido aos resultados do Cria Lavras. Fernando também comenta que um dos grandes destaques foi a presença da atleta Jenifer Nicole, grande exemplo no projeto. Na abertura oficial do JEMG, ela ficou responsável por acender a pira olímpica. “Jenifer foi aplaudida quando descreveram o seu currículo. No final todos queriam tirar fotos e receber autógrafos dela”, conta o professor com muito orgulho.

Jogos Escolares contribui para a descoberta de novos talentos para o esporte

Os atletas do Cria Lavras e os estudantes de Educação Física da UFLA, da disciplina ‘Atletismo’, também ajudaram na organização dos Jogos Escolares. O campeonato, realizado por meio das Secretarias Municipais e Estaduais de Esportes e Educação, tem por finalidade ampliar a participação da juventude estudantil lavrense em atividades esportivas, além de fomentar a integração social, visando a constituição da cidadania.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

Veja também