Cratera que se abriu em rua preocupa moradores em bairro de Lavras

Uma cratera que se abriu em uma rua tem dado muita dor de cabeça para os moradores do bairro Jardim Alterosa, em Lavras (MG). O problema começou há dois meses e só piora, porque um outro buraco também se abriu na mesma rua. Tem gente que se arrisca passando pelo local, já outros não conseguem nem sair pela porta da frente da casa.

A erosão engoliu todo o asfalto e parte de uma calçada na Rua Nair Maria da Conceição, no Jardim Alterosa. Moradores chegaram a flagrar o momento em que parte da rua termina de ceder. “Foi rapidinho, no que cedeu a calçada, logo em seguida já desceu”, disse a aposentada Maria Nandir Soares.

Pelo menos cinco casas estão bem em frente à cratera. Alguns moradores nem conseguem mais sair de casa pelo portão. “Aqui é porque a minha filha tem o fundo ali, senão não tinha jeito de sair não”, disse a moradora.

Mas alguns moradores ainda se arriscam, mesmo com a área isolada. “O único atalho que a gente tem pra poder ir trabalhar é por aqui, você já sai atrasado, vai dar volta, aí como você vai fazer para sair do serviço, fica difícil”, disse o pedreiro Renildo Waldemar dos Santos.

Na mesma rua, mais embaixo, já surgiu outra cratera há duas semanas. Segundo os moradores, o problema lá de cima começou exatamente desse jeito, em dezembro do ano passado. Eles dizem que funcionários da prefeitura já estiveram no local e até começaram uma obra, mas ela parou antes do carnaval.

“Eles dizem que volta em abril, falta de maquinário, essas coisas que eles estão alegando”, disse o empreiteiro Washington Aloísio.

Com a erosão, a Copasa teve que improvisar canos para que os moradores não ficassem sem água. Segundo professores do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Universidade Federal de Lavras (Ufla), é preciso fazer uma perícia técnica para ter certeza do que aconteceu, mas acreditam que o problema pode ter sido a sobrecarga do sistema de drenagem da água da chuva.

“Se estava havendo ali vazamento de água e aí o processo erosivo iniciando, com uma chuva muito forte isso pode ocasionar sim uma erosão mais rápida e ai, pelas imagens, mostram ela iniciando e aumentando a cratera que foi o rebaixamento da rua”, disse o professor de geotecnia da Ufla, André Ribeiro.

A Secretaria de Obras, Regulação Urbana e Defesa Civil confirmou que já tinha começado uma obra no local. E disse que está esperando as chuvas pararem para retomar o serviço.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias