Construtoras querem doar terreno para construção de Hospital do Câncer de Lavras

 

 

A diretoria da PEMI Construtora anunciou essa semana que tem a intenção de fazer a doação de um terreno para a construção de um centro de tratamento oncológico especializado no munícipio com recursos de emendas parlamentares da deputada federal Dâmina Carvalho.

Criada em maio de 1975, a Construtora PEMI foi fundada pelo empresário Davi Pereira e seus filhos, Péricles, Carlos Alberto e Paulo Roberto, sendo dirigida desde 1994 apenas pelo empresário e docente aposentado da antiga Escola Superior de Agricultura (ESAL), Péricles Pereira, e se seus filhos: Renata, Fernanda, Péricles Junior e Felipe.  A empresa se encontra hoje em quatro estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Bahia).

O terreno do hospital seria doado no espaço denominado Parque da Serra, um complexo imobiliário da empresa localizado numa área de 700 hectares que chega a ser maior que o próprio município. O terreno de 10.000 m2 mil fica localizado na avenida Totonho Resende, a “Avenida do Futuro”, onde serão instalados uma área hospitalar, centro de administração do município, parque industrial,  shopping, e uma unidade da rede de hotelaria Bristol. O espaço fica ao pé da Serra da Bocaina.

No local há também um terreno de 1000m2 comprado pela Santa Casa de Misericórdia de Lavras para a construção de seu novo Centro de Hemodiálise, sendo que a Construtora PEMI fez a doação de outros 600 m2 de terreno destinado para o mesmo empreendimento hospitalar. “A Cidade da Serra é um espaço inteiramente planejado com capacidade para 152 mil habitantes e toda a infraestrutura moderna necessária para o seu crescimento”, explicou a diretora administrativa Fernanda Lasmar Pereira.

Segundo Péricles Pereira, a ideia de doação surgiu a partir da notícia de uma reunião realizada pelo prefeito Silas Costa Pereira e a deputada federal Dâmina de Carvalho Pereira no início deste mês na sede do Executivo. A reunião também contou com a presença do provedor e do administrador da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Marcos Abe Saber e André Borim, e os advogados Dr. Silas Wellington e Dr. Carlos Augusto de Oliveira, além do marido da deputada, o empresário Carlos Alberto Pereira.

O encontro serviu para discutir as emendas parlamentares da deputada, no valor de R$ 7 milhões, destinadas para a construção do hospital do câncer no município. A instituição será gerenciada pela Fundação João Pereira de Carvalho, que leva o nome do pai da  deputada federal, e a Santa Casa de Misericórdia. Cerca de 2 milhões já foram empenhados no orçamento da União através de emendas de Dâmina Carvalho, e o restante do valor teria previsão de empenho até o final deste ano.

CAP

O prefeito Silas Costa Pereira  durante encontro coma deputada federal Dâmina de Carvalho Pereira: emendadas empenhadas no valor de 7 milhões para a construção do centro oncológico  do município.
O prefeito Silas Costa Pereira durante encontro coma deputada federal Dâmina de Carvalho Pereira: emendadas empenhadas no valor de 7 milhões para a construção do centro oncológico do município.

Em entrevista ao Lavras 24 Horas, o diretor da PEMI Construtora afirmou que defende a construção do hospital em qualquer lugar da cidade, mas disse que a sua doação  beneficiaria a Santa Casa de Misericórdia, visto que a instituição teria dois centros de tratamento numa mesma avenida, o que facilitaria a questão logística.  Péricles é irmão do empresário Carlos Alberto Pereira e cunhado da deputada Dâmina Carvalho.

A PEMI Construtora informou que não recebeu nenhuma manifestação sobre o assunto por parte da Santa Casa de Misericórdia e o Executivo. “Nós sabemos que essa área que estamos doando vai atender mais facilmente à população, que, caso contrário, precisará pegar a rodovia para chegar ao hospital”, defendeu Fernanda Lasmar.

De sua parte, o Grupo Carlos Alberto Pereira (CAP) possui uma área institucional doada para o município no tamanho de mais de 31 mil m2 cuja, nas margens da BR 265, o que foi aceito pelo Executivo. O prefeito pretende enviar para a Câmara Municipal o Projeto de Lei para a doação da área para a construção do hospital, mediante um acordo já firmando com o Ministério Público Municipal, que entendeu não se tratar de um ato de propaganda das partes envolvidas em tempos de eleição, isto porque nenhuma delas concorre a cargo público.

O empresário Carlos Alberto Pereira disse à reportagem que as emendas parlamentares da deputada Dâmina Carvalho são de autoria dela, não se tratando de verba de bancada partidária. Ele salientou que os recursos até agora arrecadados são garantidos pela União e que os valores podem chegar até R$ 32 milhões para a construção do centro oncológico até o fim do mandato da deputada. As obras, segundo ele, podem começar ainda este ano caso o Projeto de Lei seja aprovado pelo Legislativo nas próximas semanas. O empresário não descartou a possibilidade de parceria com a Construtora PEMI para a construção do hospital, caso a aprovação da doação do terreno seja mal sucedida na Câmara Municipal.

“Esse hospital será um centro de atendimento voltado não só para o tratamento, mas a prevenção da doença. O hospital hoje existente em Varginha permanece defasado em termos de atendimento, com muitos equipamentos ultrapassados. Nesse sentido,  percebemos uma carência desse setor e Lavras poderá ter um centro de referência moderno e eficiente para a população”, avaliou Carlos Alberto.

Posição

. O presidente da PEMI Construtora, Péricles Pereira, ao lado da   diretora administrativa  e do diretor de compras da empresa, os filhos  Fernanda Lasmar Pereira e Péricles Junior.
. O presidente da PEMI Construtora, Péricles Pereira, ao lado da diretora administrativa e do diretor de compras da empresa, os filhos Fernanda Lasmar Pereira e Péricles Junior.

O prefeito Silas Costa Pereira confirmou ao site que o Executivo possui uma área institucional doada pelo grupo CAP com a finalidade e construção do hospital do câncer no município. Ele destacou que cabe a deputada federal decidir onde as verbas empenhadas deverão ser aplicadas para a execução da obra.

Já o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Marcos Abe Saber, afirmou desconhecer qualquer inciativa da Construtora PEMI para a doação do terreno. Ele ressaltou ainda que o hospital do câncer precisará de uma infraestrutura complexa para entrar em operação, como residência médica, área de passagem para pacientes de outras cidades, e equipamentos sofisticados para o tratamento dos pacientes.

Os esforços para levar o tratamento do câncer a moradores de Lavras e região também é uma das prioridades do deputado estadual  Domingos Sávio, que já se reuniu em 2010 com a direção do Hospital Vaz Monteiro, a fim de que a instituição possa receber recursos para tratar os portadores da doença. Além de Varginha, apenas Alfenas possuí um centro oncológico na região.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias