Conheça o Grupo Escoteiro Acauã de Lavras

Com cerca de 100 membros o Grupo Acauã comemora seu primeiro aniversário com sede na UFLA. Foto: Divulgação facebook
Com cerca de 100 membros o Grupo Acauã comemora seu primeiro aniversário com sede na UFLA. Foto extraída da página do Grupo no Facebook

Muita gente já viu ou  ouviu falar dos escoteiros, principalmente em  filmes americanos. O escotismo é um movimento educacional sem fins lucrativos, fundado  na Inglaterra, em 1907, pelo militar  Robert Stephenson Smyth Baden-Powell e possui atualmente  cerca de 30 milhões de associados. Para ser um escoteiro é preciso aceitar e cumprir os princípios do escotismo que são: o Dever para com Deus, independente de qualquer religião, dever para com a Pátria e dever para com  o Próximo.

O 22º Grupo de Escoteiros Acauã comemora no próximo fim de semana um ano com sede na Universidade Federal de Lavras. O nome “Acauã” faz referência à uma ave de rapina comum em nossa região. Fundado em 1979, pelos padres do Seminário Dehonista de Lavras, o grupo teve suas atividades interrompidas em 2004. Em 2014, ganhou o apoio da UFLA como projeto de extensão universitária, suas reuniões são semanais, sempre aos sábados de 8h às 11h, ao lado do centro de  Equoterapia da universidade.

Crianças a partir de 6 anos e meio, podem ingressar no grupo como “Lobinhos”, ao chegar aos  11 anos elas passam a ser chamadas de “Escoteiros”, de 14 a 18 anos tendo os desafios como foco principal, os jovens passam a ser chamados de “Sênior” e  dos 18 aos 21 são os “Pioneiros” .

 

Sede do Grupo Escoteiro "Acauã" ao lado do centro de Equoterapia da UFLA
Sede do Grupo Escoteiro “Acauã” ao lado do centro de Equoterapia da UFLA, inaugurada em dezembro de 2014. Foto extraída da página do Grupo no Facebook.

 

Atualmente, o Acauã conta com 100 membros entre crianças e jovens e 26 voluntários, há uma lista de espera com muitos interessados mas como explica o Diretor Técnico do Grupo Escoteiro, André Botrel,  a falta de adultos voluntários impede a criação de novas turmas: “o intuito é de abrir mais vagas, mas precisamos de muita ajuda de adultos, para participar é preciso ser uma pessoa de bem , para isso é preciso apresentar  alguns documentos  e fazer alguns cursos promovidos pela União dos Escoteiros do Brasil.” André explica que  os critérios para se tornar voluntário são exigências nacionais  do movimento escotista, além disso, ter disponibilidade é fundamental.Quem tiver interesse em se tornar um voluntário, pode procurar a sede do grupo no sábado das 8h as 11h.

 

O Diretor Técnico do grupo Andre Botrel ao lado das filhas que são "Lobinhas", eles participaram de uma tarde de instruções na sede do Corpo de Bombeiros de Lavras. Foto: Divulgação/Facebook
O Diretor Técnico do grupo Andre Botrel ao lado das filhas Bruna e Vitória que são “Lobinhas”, eles participaram de uma tarde de instruções na sede do Corpo de Bombeiros de Lavras.
Foto: Extraída da página do Grupo no Facebook

 

André também explica que o escotismo não é ligado à nenhum grupo religioso ou político.  As atividades do escotismo só são possíveis através de contribuições financeiras dos membros, eventos beneficentes como almoços, e da ajuda do poder público e de empresas privadas, “toda ajuda é bem-vinda”- segundo o diretor.

No escotismo, as crianças aprendem a respeitar a si próprias, ao próximo  e a natureza, entre as atividades realizadas estão passeios, acampamentos, recreação, incentivo à leitura, visitas à instituições, dentre outras.

Em Abril os escoteiros católicos participarão da “Romaria Escoteira” em Aparecida do Norte, São Paulo, já em Agosto haverá o” Elo”, um encontro que reunirá cerca de 400 escoteiros de diversas cidades em Lavras.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias