Companhia do Meio Ambiente muda estrutura para melhorar fiscalização do meio ambiente da região

28/12/2018

Houve em 2018 a reestruturação interna da 6ª Companhia de Meio Ambiente, através da criação do Comando de Policiamento do Meio Ambiente, através do vínculo com o Batalhão de Meio Ambiente.

A mudança mais significativa é a separação das atividades que na estrutura anterior da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, que teve também seu comando criado.

As duas atividades não tinham muita ligação e a justificativa da Polícia Militar para a separação foi a especialização na atividade de meio ambiente.

A atribuição da Polícia Militar é por promover a segurança pública, missão institucional da Polícia Militar de Minas Gerais. “Atuamos na preservação do meio ambiente, fiscalização tanto preventiva, quanto repressiva. Desenvolvemos ações de Educação Ambiental preventiva, como campanhas como Piracema”, disse o 1º Ten PM Luiz Cláudio Carvalho, Comandante da Companhia de Meio Ambiente em Lavras.

A atividade de fiscalização do meio ambiente é bem complexa. Nos 44 municípios da região o que se destaca é a pesca predatória no Lago do Funil, Intervenções em área de preservação permanente com construções muito próximasdo Lago do Funil, Furnas e Camargo.Existem intervenções em áreas de Preservação Permanente, nos lagos de Camargos e Funil. Além da extração mineral em Luminárias, Carrancas e em torno do lago de Furnas”, completou o comandante da 6ª Companhia de Meio Ambiente.

A Polícia é muito acessível e o primeiro canal de contato é o fone 190, que será encaminhado para o Meio Ambiente. O fone da Companhia para contato é 3829 2100 e o atendimento é feito na sede da companhia:

R. João Teodoro de Souza, 825 – Santa Efigênia, Lavras – MG, 37200-000

“Os maiores problemas em Ijaci, referente a área ambiental são as intervenções, construções muito próximas do lago. Existem também lançamentos de esgoto clandestino no lago, sem conhecimento do município. Quando a fiscalização detecta esse problema, aplicamos as medidas administrativas e penas cabíveis e o município é informado para tomar as providências.Felizmente através da conscientização, que começa pelas crianças, através do PROGEA, Programa de Educação Ambiental, temos conseguido bons resultados na preservação ambiental. As crianças levam para casa, para a família a mensagem da preservação do meio ambiente, o que tem refletido em atos mais consciente dos pais, adultos e da população em geral”, concluiu o Comandante da Companhia do Meio Ambiente, 1º Ten PM Luiz Cláudio Carvalho.

FELIZ 2019!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Você também pode gostar