Com histórias densas, aluna da Ufla explora universo humano em livro de contos

  

 

“Miasma”, livro de contos publicado pela Editora Capim-Limão, marca a estreia da escritora Mariana Sarquis Meira. Estudante do terceiro período do curso de Letras da Universidade Federal de Lavras (Ufla),  ela não sabe precisar quando nem como nasceu sua relação com a Literatura.

“Sempre fui uma leitora ávida desde criança. Lia tudo o que chegava nas minhas mãos, escrevia pequenos poemas e contos. Na internet, escrevia histórias. Não acho que em algum momento tenha surgido minha relação com a Literatura, pois acredito que nascemos juntas”, afirmou a escritora em entrevista por e-mail ao Lavras 24 Horas.

Diagnosticada com transtorno bipolar, Mariana encontrou na escrita uma forma de “transformar uma dor que não entendia em algo mais palpável”.  Ela contou que, por conta da doença, costumava confundir seus sentimentos, mas com a escrita passou a entendê-los. “Coisas incompreensíveis se tornam mais palpáveis com a escrita, e é esse o papel que essa arte tem na minha vida: ela me ajuda a me encontrar”. A autora de 21 anos reside no município de Nepomuceno.

Mariana disse que vários autores marcaram a sua formação como escritora.  Ela cita Charles Bukowski, Milan Kundera e Conceição Evaristo. “Os autores que mais me influenciaram foram os que me deixaram indignada. São escritores que me mostraram que histórias podem ser curtas e provocar sentimentos desagradáveis”.

“Antes desses autores eu acreditava que existia uma alta Literatura limpa, longa e impecável, que agradava a todos. Ter essa relação de choque com esses autores me mostrou que nem tudo precisa ser agradável para ser bom. Eu não sou impecável, e minhas histórias também não precisam ser”, pontuou a autora.

Seu livro faz lembrar o que disse o escritor André Gide: “É com bons sentimentos que se faz má literatura”. A escritora revelou que escreveu “Miasma” entre 2017 e 2019, com vários meses de espaçamento entre um conto e outro.

“Tenho mais facilidade com narrativas curtas, e acho que ainda não estou pronta para escrever um romance. Eu não decidi do dia para a noite escrever um livro de contos. Eu comecei aos poucos, primeiro com uma ideia, depois fui tendo outra, e finalmente eu tinha onze contos”, revelou.

Mariana prometeu criar mais histórias ficcionais para os leitores. Ela contou que hoje em dia escreve de forma mais constante e já produziu oito novos textos este ano.

Serviço:

Livro de contos “Miasma”

Autora: Mariana Sarquis Meira

Quem quiser adquirir a obra pode entrar em contato com a autora pelo telefone e Whatsapp: 035 9 9829 9210

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias