Colégio Tiradentes obtém 1º lugar no Enem 2019 entre as escolas da rede estadual

01/07/2020

 

 

O Colégio Tiradentes (CTPM-Lavras) ficou classificado em 1º lugar no ENEM de 2019 entre as Instituições da rede estadual de ensino.

A qualidade do ensino do Colégio Tiradentes de Lavras garantiu ainda, o 12º lugar entre as instituições da rede estadual de todo o país e também o 2º lugar entre as instituições escolares da rede municipal do Brasil.

As provas do Enem 2019 foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. A informação foi fornecida pelo Site Evolucional (http://www.evolucional.com.br/), com base nos microdados divulgados em 26 de junho pelo INEP sobre o ENEM 2019.(portal.inep.gov.br/microdados).

O ENEM foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em Instituições do Ensino Superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (SISU), foi reconhecido como o maior e mais completo Exame Educacional do Brasil.

O CTPM é a entidade pública, mantida pela PMMG, criada em 10 de Novembro de 1949, inicialmente, denominado como Ginásio Tiradentes e posteriormente passou a ser chamado de Colégio Tiradentes da Polícia Militar, com competência para atuar na execução dos ensinos fundamental e médio. Hoje são 30 unidades no Estado de Minas Gerais, tendo como público-alvo os dependentes de Policiais Militares e Bombeiros Militares Estaduais. Caso sobre vagas, abre-se processo seletivo para os filhos de civis e comunidade, através de edital.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM, em Lavras, obteve, em 2017, três resultados importantes, que revelam a excelência do ensino da instituição e o diferencial da unidade de Lavras. No ano de 2017, entre os oito milhões e quinhentos mil alunos do país, os alunos do colégio Tiradentes ganharam os seguintes prêmios na OBMEP: 01medalha de ouro (Felipe de Paula Gabriel), 02 medalhas de prata (Márcio Vinícius Soares Rezende e Wendel Wallace Pedro da Silva), 01 medalha de Bronze (Níckolas Abreu de Oliveira). Essa premiação foi muito comemorada pelos alunos, professores e pelas famílias dos alunos.

Em Lavras, no ano de 1963, o CTPM passou a ocupar um importante espaço na educação escolar, destacando-se, sobretudo, pela qualidade do ensino, disciplina e formação moral de seus alunos. Hoje tem seu ensinamento de excelência consolidado e comprovado pelos resultados obtidos e credibilidade interna e junto à comunidade de Lavras e região.

Assessoria Regional de Comunicação Organizacional da 6ª RPM

Autor: ARCO/6RPM