Chef Arturo Baez hipnotiza os lavrenses com seus sabores amazônicos

 

 

 

O Brasil não conhece o Brasil dizia a letra da canção. Mas, para o chef Paraense Arturo Báez, a história é outra. Ele chama para si a responsabilidade de mostrar um país diverso, afetuoso e rico em sabores através da gastronomia.

Na cidade a convite da chef lavrense Jamile Botrel, ele mostrou todo o seu talento no salão do Lavras Apart Hotel, juntamente com chef Gabriel Gialluisi. O trio, que integra a nova edição do programa Top Chef Brasil da TV Record, também participou do Festival de Gastronomia de Tiradentes neste final de semana.

Criador do “Bregão de Dois” e “Flor de Carajás”, receitas reconhecidas nacionalmente, chef Arturo Báez é idealizador do projeto “Pará na Bagagem”, que surgiu para levar a gastronomia amazônica aos quatro cantos do País.

Em quase três anos, o chef atravessou o país de norte a sul oito vezes. Ao lado da esposa, Ana Mateus, ele passou por feiras de turismo, festivais, faculdades e promoveu jantares harmonizados e aulas show. No total foram mais de 14 estados visitados e 100.000 kms rodados.

Além de provar das delícias da cozinha desse nortista arretado de bom, este repórter que vos escreve bateu um papo com um ser humano generoso, bem humorado e defensor da cultura amazônica.

Pratos

O clássico “Bregão de Dois” é uma versão paraense do Baião nordestino. A receita leva arroz, feijão manteiguinha, camarão puxado na chicória e no tucupi, jambu e queijo coalho de búfala. Mais que um beijo no estômago, o prato surpreende pela delicadeza, a crocancia e a personalidade.

Outro destaque é o “Tiradito de peixe” curado com salsa cítrica de beterraba e pipoca de feijão manteiguinha. A iguaria, inspirada na Amazônia Peruana, é a tradução perfeita de uma América Latina profunda, misteriosa e saborosa.

O banquete termina com o “Velouté” de tucupi com cogumelos orgânicos salteados na manteiga de chicória e farofa de castanha do Pará. Aqui o mar vira sertão, o sertão vira mar. Tudo é poesia. Destaque também para as fantásticas sobremesas assinadas pela chef Ariana Bento e seus incríveis “Entrements”.

Como o talento de sua gastronomia, chef Arturo Baez nos ajuda a (re) descobrir um outro Brasil. Ou melhor: outros “Brasis”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias