Cemig realiza inspeção aérea nas principais redes de distribuição de energia na região

14/06/2019

 

 

A Cemig realizou, nesta semana, inspeção aérea nas principais redes de distribuição de energia do Sul de Minas. O trabalho é realizado anualmente pela companhia e visa detectar pontos vulneráveis no sistema elétrico e atuar preventivamente nas falhas, promovendo reparos mais eficazes e reduzindo o risco de desligamentos acidentais.

A inspeção aérea é executada com helicóptero, e além da inspeção visual, é feita também a inspeção instrumentalizada, utilizando um aparelho termovisor que é acoplado à aeronave. Este equipamento é responsável por detectar pontos quentes em conexões das redes e dos equipamentos. As imagens são capturadas pelo aparelho e gravadas em um notebook.

Posteriormente, as imagens são analisadas por técnicos da Cemig, que emitem um relatório para as equipes de campo visando a intervenção nos pontos quentes detectados. Em alguns casos, quando a falha é considerada crítica, a equipe de manutenção é acionada para intervenção imediata.

A inspeção aérea é uma ferramenta importante no apoio à manutenção preventiva e corretiva, pois permite em curto espaço de tempo, uma visão global das falhas nas redes, possibilitando a rápida intervenção nos defeitos e contribuindo para aumentar a confiabilidade do Sistema Elétrico.

Você também pode gostar