Cemig oferece treinamento gratuito sobre instalação e manutenção de sistemas de aquecimento

10/01/2021

 

 

A Cemig está com inscrições abertas para treinamento gratuito sobre instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar em Varginha, Campo Belo e Campos Gerais. Serão três turmas, sendo uma em Varginha de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, uma turma em Campos Gerais  de  3 a 6 de fevereiro e outra em Campo Belo, de 5 a 10 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/2Jc57h3 .

O curso é uma oportunidade para iniciação profissionalizante em instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar. Além da parte teórica, os participantes do curso poderão executar o que aprenderam por meio de aulas práticas, que acontecerão em residências onde a Cemig instalou recentemente aquecedores solares. O treinamento é destinado prioritariamente aos moradores que receberam os sistemas de aquecimento solar em suas casas, mas outros interessados em se qualificar nessa área também poderão se candidatar  para as vagas disponíveis.

A iniciativa faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao programa de eficiência energética da empresa. Durante o treinamento o aluno terá acesso a conceitos de eletricidade básica residencial, princípios de eficiência energética, segurança do trabalho, instalação de sistemas de aquecimento solar e visita técnica para conhecer o sistema na prática. Ao final do treinamento, que tem duração de 34 horas, o aluno recebe certificado de conclusão.

O projeto é uma iniciativa sustentável, que favorece as comunidades de baixa renda com a redução do consumo de energia elétrica do chuveiro e preserva o meio ambiente por meio da utilização de energia solar renovável. “Agora queremos capacitar as pessoas, prioritariamente das comunidades que receberam os aquecedores, para fazer a manutenção dos equipamentos existentes e realizar instalações futuras, gerando assim emprego e renda”, ressalta Francisco de Assis Figueiredo Neto, coordenador do projeto Cemig nas Comunidades Interior.

“O projeto Cemig nas Comunidades quer combater o a desperdício de energia elétrica nas residências das famílias e ampliar a consciência na mudança de hábitos e comportamento no uso da energia elétrica, por meio de ações educacionais e utilização de equipamentos mais eficientes”, explica Francisco de Assis.

Programa de Eficiência Energética e comunidades

As iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Cemig em comunidades tem um largo histórico de investimentos, sendo destinados, desde 2008, mais de R$ 244 milhões, que beneficiaram clientes de baixa renda de 545 municípios mineiros.

O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovam o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Sul de Minas

No Sul de Minas, o Programa de Eficiência Energética da Cemig em comunidades já beneficiou moradores de Varginha, Eloi Mendes, Campos Gerais, Campo Belo, Paraguaçu e Botelhos. Ao todo, foram realizadas 6.045 visitas de orientação sobre eficiência energética, substituídas 30.225 lâmpadas LED e 148 geladeiras e instalados 601 sistemas de aquecimento solar de água em residências baixa renda destes municípios.