Cemig conclui treinamento gratuito sobre sistemas de aquecimento solar no Sul de Minas

17/02/2021

 

 

A Cemig concluiu treinamento gratuito sobre instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar em Varginha, Campo Belo e Campos Gerais, destinado a moradores que receberam os sistemas de aquecimento solar em suas casas e outros interessados em se qualificar nessa área.

A iniciativa faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao programa de eficiência energética da empresa, regulado pela Aneel. Durante o treinamento os alunos  tiveram  acesso a conceitos de eletricidade básica residencial, princípios de eficiência energética, segurança do trabalho, instalação de sistemas de aquecimento solar e visita técnica para conhecer o sistema na prática.

Proprietária de uma empresa de manutenção elétrica da cidade de Varginha, a eletricista Karla da Cruz Morais foi uma das participantes do treinamento e aprovou a  iniciativa da Cemig. “O treinamento foi bastante proveitoso tanto para quem já atua nesta área quanto para aqueles que não possuem nenhuma experiência. As aulas foram bem explicativas e a parte prática reforçou este aprendizado. – afirma.”

O projeto é uma iniciativa sustentável que favorece as comunidades de baixa renda com a redução do consumo de energia elétrica do chuveiro e preserva o meio ambiente por meio da utilização de energia solar renovável. “Estamos capacitando  as pessoas, prioritariamente das comunidades que receberam os aquecedores, para fazer a manutenção dos equipamentos existentes e realizar instalações futuras, gerando assim emprego e renda”, ressalta Francisco de Assis Figueiredo Neto, coordenador do projeto Cemig nas Comunidades Interior.

“O projeto Cemig nas Comunidades quer combater o a desperdício de energia elétrica nas residências das famílias e ampliar a consciência na mudança de hábitos e comportamento no uso da energia elétrica, por meio de ações educacionais e utilização de equipamentos mais eficientes”, explica Francisco de Assis.